PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL 05/06/2017

AVISO 05/06/2017 – 18h36min: Pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de granizo no Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul de SC, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

ALERTA SDC/SC – 05/06 18:29 – Alerta de ENXURRADA e DESLIZAMENTO para ILHOTA. Evite contato com a agua, nao transitar sobre pontes, esteja atento. Ligue 199 ou 193

 

  nowcasting

ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS DE TERRA EM SC !

Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nos últimos dias, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado de SC, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Municípios com risco moderado para ocorrências: Lages, Criciúma, Morro da Fumaça, Alfredo Wagner, Anitápolis, Garopaba, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Ituporanga,Vidal Ramos, Imbituba, Rancho Queimado, Florianópolis, São José, Antonio Carlos, Águas Mornas, Governador Celso Ramos, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí. Fonte: CENAD. Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÕES EM SC !

Há risco de inundações nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Caraá, Rio Uruguai, e todas as bacias do Litoral Sul.  

Atenção para possibilidade de inundações nas Bacias do Rio do Peixe, Rio Negro, Rio Tijucas e Rio Queimados.  

Acompanhe o monitoramento e as atualizações de boletins. Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

________________________________________________________________

ALERTA SDC/SC – 05/06 14:36 – Alerta de ENXURRADA para CACADOR. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

 PREVISÃO DE CHUVA PERSISTENTE E VOLUMES ELEVADOS PARA SC!

Inicio: 05/06/2017 às 08:30h

Fim: 09/06/2017 às 06:00h

 Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC. 

Previsão: Condição de chuva frequente nos próximos dias, resultando em volume elevado.

Acumulados de chuva previstos:

Segunda-feira (08:30 às 23:59h): em média de 20 a 40 mm no Estado e pontuais maiores, especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte.

Terça e quarta-feira: 30 a 60 mm média.

Quinta-feira: chuva mais intensa com risco de temporais, com valores de 40 a 70 mm em média e pontuais em torno de 100 mm.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) e uma nova frente fria avançando na quinta-feira.

 Considerar que em algumas regiões do Estado o nível dos rios ainda está bem elevado e o solo encontra-se encharcado, devido as últimas chuvas. No decorrer da sexta-feira (09/06) o sol volta a aparecer no Estado com a chegada de uma massa de ar frio.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

 

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terradeve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortesProteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 

 _________________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Segunda-feira (05/06):
Tempo: encoberto com chuva em SC. Em relação ao dia anterior, a chuva será menos persistente e com menores volumes acumulados.
Temperatura: amena.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: frente fria afasta-se de SC permanecendo um cavado (baixa pressão) no Estado. Corrente de jato superior no Sul do Brasil.
—————————————————

Terça-feira (06/06):
Tempo: 
encoberto com chuva em alguns momentos.
Temperatura:
 amena.
Vento: 
noroeste no Oeste, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.
Sistema: 
cavado (baixa pressão) na altura do Paraná. Corrente de jato superior no Sul do Brasil.
—————————————————

 Quarta-feira (07/06):
Tempo: permanece a condição de chuva em SC, com maiores chances de aberturas de sol.
Temperatura: mais elevada.
Vento: noroeste a nordeste, fraco a moderado, com variações de leste no Litoral.
—————————————————

Quinta-feira (08/06):
Tempo: chuva no decorrer do dia, do Oeste ao Sul de SC, devido à chegada de uma frente fria, estendendo-se a partir da tarde para as demais regiões do Estado. Risco de temporais e chuva moderada a forte por alguns momentos, devido ao elevado índice de umidade direcionado a SC.
Temperatura: declina à noite no Oeste.
Vento: nordeste a sudeste, moderado com intensas rajadas.
—————————————————

Sexta-feira (09/06):
Tempo: o tempo melhora com sol em todas as regiões. No norte de SC ainda ocorre chuva na madrugada.
Temperatura: em declínio em todas as regiões.
Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com intensas rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 10 a 19 de junho de 2017

O período começa com tempo seco, sem chuva no Estado, e temperatura mais baixa na madrugada. Não há indicativo de frio rigoroso. A partir do dia 14/06, a chuva retorna a SC, com elevados volumes, devido à permanência de uma frente semi-estacionária.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil