Previsão Voltada para Defesa Civil 10/12/2013

Aviso Meteorológico: entre a tarde e noite desta terça-feira (10), retorna a condição de pancadas de chuva no Estado, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Litoral de SC. Ainda há chance de temporais com chuva forte, ventania (rajadas acima de 60km/h), granizo isolado e descarga elétrica (raios) em todas as regiões de SC.

Fonte: Epagri/Ciram

 Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Fonte: Epagri/Ciram 

Terça-feira (10/12): Tempo instável com nebulosidade variável, períodos de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Temperatura elevada, com ar bastante abafado. AVISO: para tarde e noite, risco de temporal com ventos fortes (acima de 60km/h), granizo isolado e descarga elétrica (raios) em todas as regiões de SC. Sistema Meteorológico: passagem de frente fria pelo Litoral de SC, entre a tarde e noite.  

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:  

Quarta-feira (11/12): Predomínio de nuvens em boa parte do estado, com chance de chuva no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. No Planalto Sul e Meio Oeste também pode ocorrer chuva isolada, especialmente entre a tarde e noite. A temperatura diminui. Sem aviso. Sistema Meteorológico: Alta pressão no litoral do RS, favorecendo a entrada de umidade no leste de SC (circulação marítima). Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) influenciando SC.  

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:  

Na quinta-feira (12/12): o sol aparece em boa parte do estado, com mais nuvens e chuva isolada no início e final do dia na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte. 

Na sexta-feira e no sábado (13 e 14/12): sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite, típicas de verão. Temperatura mais elevada no fim de semana. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civi