AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 12.08.2017

nowcasting

 

AVISO – 13/08/2017 – 00h35min: Nas próximas 2 horas, risco de vento persistente de 50 a 70km/h no Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis. No Planalto Sul, de 80 a 100 km/h (Epagri/Ciram).

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM

 _________________________________________________________________

 

AVISO METEOROLÓGICO – 12/08/2017

Atualizado às 08h30min

Atenção: Chuva com risco de temporais, ventania e granizo isolado.

Início: 12/08/2017 às 21:00h

Fim: 13/08/2017 às 06:00h

Regiões: todas.

Chuva: moderada a forte, começando na noite de sábado pelo Oeste, se estendendo ao Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul na madrugada e manhã de domingo, e as demais regiões a partir da tarde. Risco de temporais com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo isolado, especialmente para o Oeste.

Acumulado de chuva no período: 40 a 60 mm em média no Oeste e 20 a 30 mm nas demais regiões, com pontuais maiores.

Sistema: avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

_________________________________________________________________

AVISO DE MAR – 12/08/2017

Atualizado às 08h45min

Atenção: Mar muito agitado com ressaca no litoral de SC 

Início: 12/08/2017 às 08:45h

Fim: 14/08/2017 às 12:00h

Região: Litoral de SC.

Mar: Muito agitado com ondas de 3,0 m e picos de mais de 4.0 m em áreas mais afastadas da costa, desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações. Condição de RESSACA, diminuindo a partir de domingo.

Vento: NE com rajadas de 50 a 70 km/h ao sul de Florianópolis até a tarde de domingo.

Sistema: um ciclone e um intenso sistema de alta pressão, no oceano Atlântico, mantêm a condição de mar adversa.

Gilsânia Cruz –  Meteorologista

Argeu Vans – Oceanólogo 

_________________________________________________________________

MARÉ ALTA PODE PROVOCAR ALAGAMENTOS EM SC!

Nos próximos dias, 12/08 a 13/08, há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia), vento do quadrante sul e às ondas altas geradas pela presença de um ciclone e um sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais que comumente registram este fenômeno: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e Litoral on line e Maregrama no site do Ciram:http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=120&Itemid=455  –   http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=812&Itemid=684

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 _________________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

  (Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Frente fria provoca chuva e temporais no decorrer do domingo


Sábado (12/08): AVISO PARA MAR AGITADO – RESSACA – RISCO DE TEMPORAIS – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva fraca na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte devido a circulação marítima. No decorrer do dia, aberturas de sol especialmente no Oeste e Sul do Estado. No Oeste, chuva com risco de temporais a partir da noite.

Temperatura: em elevação durante o dia.

Vento: nordeste moderado com rajadas, mais intensas no Litoral Sul.

Sistema: alta pressão influenciando SC. Aproximação de uma frente fria à noite.


Domingo (13/08): ATENÇÃO PARA MAR AGITADO – RESSACA – TEMPORAIS – RAIOS –  GRANIZO e VENTANIA. Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: instável com chuva moderada a forte no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul na madrugada e manhã, atingindo as demais regiões a partir da tarde.Risco de temporais com ventania e queda de granizo, especialmente no Oeste.

Temperatura: amena, sem grande variação devido à nebulosidade e chuva.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas. 

Sistema: uma nova frente fria avança por SC.

 

Segunda-feira (14/08):

Tempo: mais nuvens e condição de chuva no início do dia, melhorando com aberturas de sol em todas as regiões no decorrer do dia.  

Temperatura: em declínio devido à influência de uma massa de ar mais frio.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (15/08):

Tempo: mais nuvens e condição de chuva no decorrer do dia no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens.  

Temperatura: mais baixa.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (16/08):

Tempo: madrugada e manhã com predomínio de nuvens em SC e chuva fraca da Serra ao Litoral. No decorrer do dia, aberturas de sol em boa parte do Estado.  

Temperatura: segue mais baixa.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.


TENDÊNCIA de 17 a 27 de agosto de 2017

O período começa com sol entre nuvens em SC. Nos dias 21 e 22 há previsão de chuva para o Estado devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Próximo aos dias 24 e 25, uma nova frente fria provoca chuva em todas as regiões. Temperatura típica da época do ano, sem indicativo de extremos de frio ou calor.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil


 anteriores
 
 

ATENÇÃO 12/08/2017 – 09h17min: Rajadas de vento NE de 50 a 65km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, nas próximas 3h (Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO 12/08/2017 – 11h27min: Vento persistente de NE,  50 a 75km/h, no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, durante a tarde e noite (Epagri/Ciram).

AVISO – 12/08/2017 – 18h25min: Nas próximas 2 horas, vento persistente de 50 a 70km/h no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO – 12/08/2017 – 18h24min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica no OestE. (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO – 12/08/2017 – 22h24min: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. (Epagri/Ciram).

AVISO – 12/08/2017 – 20h35min: Nas próximas 2 horas, vento persistente de 50 a 70km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 12/08/2017 – 20h34min: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste e Meio Oeste. (Epagri/Ciram).