PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 13.05.2017

nowcasting

ATENÇÃO – 13/05/2017 – 18h26min – Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica e rajadas de vento de 60 a 80km/h no Oeste e Meio Oeste(Epagri/Ciram)

___________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO METEOROLÓGIC0 – EPAGRI/CIRAM

CHUVA E TEMPORAIS COM VENTANIA EM SC!

Atualizado em 13/05/2017 às 16h34min – Acompanhe atualização de boletins!

Inicio: 17:00h de 13/05/2017

Fim: 10:00h de 14/05/2017

Regiões: tarde e noite de 13/05 no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Madrugada e manhã de 14/05 todas as regiões de SC.

Previsão: chuva de intensidade moderada a forte num curto espaço de tempo. Alto risco de temporais com ventania (rajadas acima de 70 km/h). Granizo localizado.

Acumulado: pontuais de chuva de 40 a 60 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, e de 20 a 30 mm nas demais regiões.

Sistema: passagem de frente fria por SC, associada a um ciclone extratropical no litoral do Uruguai e RS.

Marilene de Lima –  Meteorologista

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO EM SC!

Atualizado em 13/05/2017 às 18h25min – Acompanhe atualização de boletins!

Inicio: 00:00h de 14/05/2017 – Domingo

Fim: 09:00h de 16/05/2017 – Terça-feira

Regiões: Costa Catarinense.

Previsão: Vento forte e mar muito agitado. Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Vento: 50 a 70 km/h no domingo.

Mar: picos de ondas de 3,0 a 4,0 m.

Sistema: Frente fria em deslocamento pela Costa Catarinense (madrugada e manhã de domingo) e intenso sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) em frente ao litoral do RS e de SC de domingo à manhã de terça-feira..

Marilene de Lima  –  Meteorologista

______________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sábado (13/05): AVISO PARA RISCO DE TEMPORAIS (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTANIA – GRANIZO) – VER AVISO METEOROLÓGICO!

Tempo: sol com muitas nuvens em SC no decorrer de todo o dia. No fim da tarde e noite condições de pancadas de chuva nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Risco de temporais com ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado, devido a uma frente fria. Acompanhar monitoramento!

Temperatura: Amena em todas as regiões.

Vento: Noroeste, passando a sudoeste no final do dia, moderado com rajadas.

Sistema: passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical.

______________________________________________________________________

Domingo (14/05): AVISO PARA PANDADAS DE CHUVA – RISCO DE TEMPORAIS (CHUVA INTENSA – RAIOS – VENTANIA – GRANIZO) – MAR AGITADO – VER AVISO METEOROLÓGICO E MARÍTIMO!

Tempo: madrugada e início da manhã com chuva e trovoadas. Risco de temporais com ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado.  No decorrer do dia, o tempo melhora com presença de sol em SC.

Temperatura: em declínio com o avanço de uma massa de ar frio e seco.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: Frente fria com passagem rápida pela madrugada e sistema de alta pressão a partir da tarde.

Segunda e terça-feira (15 e 16/05)

Tempo: estável e ensolarado em SC.

Temperatura: Mais baixa, especialmente na serra ao amanhecer, com risco de geada.

Vento: sul a leste, fraco a moderado.

Quarta-feira (17/05)

Tempo: sol entre algumas nuvens durante todo o dia na maior parte do Estado. Apenas no Litoral há chance de chuva fraca devido aos ventos úmidos do mar.

Temperatura: Amena em todas as regiões.

Vento: Leste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de maio de 2017

O período inicia com condição de chuva fraca no litoral no dia 18 e com a passagem de uma frente fria no dia 19. Indicativos de chuva também para os dias 26 e 27 devido a uma nova frente fria. A tendência da temperatura é de estar mais baixa nos dias 20 a 22 e amena nos demais dias do período.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta