Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 15/08/2014 (2)

AVISO 18:30H: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de granizo isolado na região Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Sábado (16/08), será marcado por tempo instável, com chuva moderada a forte a qualquer hora em SC, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão).  Não se descarta a possibilidade de temporal isolado. O acumulado de chuva deve variar entre 30 e 50mm em média na maioria das regiões e de 50 a 80mm no Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC, podendo ocorrer pontuais maiores, ocasionando alagamentos. No domingo (17/08), ainda tem condições de chuva, porém mais fraca e com maiores períodos de melhoria no decorrer do dia. Devido a configuração deste Sistema Meteorológico, solicitamos que acompanhem atualização do AVISO nas próximas horas! Fonte: Epagri/Ciram 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

 Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

 Sexta-feira (15/08): Sol entre nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a nebulosidade aumenta mais no decorrer do dia com chance de chuva fraca à noite. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte há previsão de pancadas de chuva a partir da noite. Temperatura baixa, em pequena elevação durante o dia.

OBSERVAÇÃO: noite com risco de descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC.

Sistema Meteorológico: massa de ar seco e frio em deslocamento para o oceano no decorrer do dia, favorecendo a circulação marítima. A partir da noite avanço de áreas de instabilidade pelo Oeste de SC .

carta 20140815

Carta sinótica – 15/08/2014 – 06h (UTC). Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (16/08): Tempo instável com predomínio de nebulosidade e chuva a qualquer hora em SC, moderada a forte em alguns momentos. Mesmo assim há chance de períodos de melhoria especialmente do Oeste ao Sul do Estado. Temperatura estável, pequena variação entre a mínima e máxima.

AVISO: Chuva moderada a forte em SCos acumulados de chuva devem variar de 30 a 50mm na maioria das regiões e de 50 a 80mm no Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC.  Risco de descarga e temporal isolado.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (17/08), nebulosidade variável com condições de chuva, alternando com períodos de melhoria com sol no decorrer do dia. Temperatura estável, pouca variação entre a mínima e a máxima.

Na segunda (18) e terça-feira (19/08), tempo firme com sol e temperatura em elevação.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil