ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 16.07.2017

nowcasting

ATENÇÃO 16/07/2017 – 16h27min: Rajadas de vento de de 60 a 70 km/h no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram). 

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

 _________________________________________________________________

 ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM 

RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – VENTO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA NO DOMINGO !

PRÓXIMA SEMANA COM FRIO INTENSO E GEADA!

ATENÇÃO 1: RISCO DE TEMPORAIS

Inicio: 16/07/2017 às 15:00 h

Fim: 16/07/2017 às 20:00 h

Regiões: OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL E LITORAL SUL DE SC.

Previsão: Risco de temporais (Pancadas de chuva – raios – rajadas fortes de vento).

Sistema: Passagem de frente fria em SC.

Publicação: 15/07/2017 ás 09h30min – Acompanhar atualizações de boletins!

_________________________________________________________________

Atenção: Início da semana com frio intenso

AVISO 1: Declínio acentuado de temperatura e Neve

Inicio: 17/07/2017 às 12:00 h

Fim: 18/07/2017 às 03:00 h

Regiões: todas.

Previsão: declínio acentuado de temperatura, com mínima ocorrendo no final do dia e início da madrugada de terça (18/07/2017) no Estado, devido ao avanço de uma intensa massa de ar polar. O vento sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, aumenta a sensação de frio.

*Condição de neve entre o início da tarde de segunda-feira (17/07/17) e início da Madrugada de terça (18/07/17), nas áreas altas de SC, em especial na serra catarinense. Possibilidade de acumulado de neve.

_________________________________________________________________

AVISO 2: temperatura baixa e geada

Inicio: 18/07/2017 às 00:00 h
Fim: 19/07/2017 às 10:00 h

Regiões: todas.

Previsão: temperatura baixa, negativa (-3°C a -8°C) com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto; próxima de 0°C com geada no Alto e Médio Vale do Itajaí e região serrana de Florianópolis. O frio também será intenso no Litoral, com temperatura mínima de 2°C a 6°C e condição de geada isolada. Possibilidade de congelamento na pista nas áreas altas do Planalto Sul.

Clóvis Corrêa –  Meteorologista

_________________________________________________________________

 ATENÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

AVISO DE MAR – 16 /07/2017

Atenção: vento forte e agitação marítima

Inicio: 16/07/2017 às 16:00h

Fim: 18/07/2017 às 12:00h 

Região: litoral de SC.

Vento: virando para sudoeste/sul com rajadas de 70 a 90 km/h.

Mar: muito agitado com ondas em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m, mais altas ao sul de Florianópolis. Condição desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema:  passagem de frente fria no litoral sul do Brasil.

Marcelo Martins –  Meteorologista

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Neve e Congelamento de pista: motoristas que transitam nas estradas catarinenses, tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

_________________________________________________________________

 ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

  (Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

TEMPERATURA EM DECLÍNIO ACENTUADO NA SEGUNDA-FEIRA!

CONDIÇÃO DE NEVE NAS ÁREAS ALTAS DE SC! 

 

Domingo (16/07):

Tempo: sol com aumento gradativo de nuvens em todas as regiões no decorrer da tarde e noite, do Oeste ao Litoral Sul, pancadas de chuva entre a tarde e noite, especialmente nas áreas mais próximas ao RS, com risco de temporais localizados (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: mais alta durante o dia, declinando a partir da noite do Oeste ao Litoral Sul.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, associadas aos temporais e à passagem frontal (grande diferença de pressão).

Sistema: Frente fria chegado a SC.

_________________________________________________________________

Segunda-feira (17/07):

Tempo: instável com chuva fraca a  moderada e mal distribuída em SC com risco de temporais localizados (ver Aviso Meteorológico). Melhorando em algumas áreas no decorrer da tarde e noite.

Temperatura: em declínio acentuado em todo o Estado, com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar. A mínima ocorre à noite. Há previsão de neve, nas partes altas de SC, especialmente no Planalto Sul, entre à tarde e noite, devido à elevada umidade do ar e temperatura baixa (ver Aviso Meteorológico).

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, aumentando asensação de frio.

Sistema: Frente fria em deslocamento por SC e chegada de uma alta pressão (massa de frio polar).

_________________________________________________________________

Terça-feira (18/07):

Tempo: No início da madrugada com chuva fraca isolada, diminuindo gradativamente já na madrugada nas áreas altas do Estado. Há uma pequena chance de neve, nas partes altas de SC, no início da madrugada. (ver Aviso Meteorológico). Nas demais áreas presença de céu com poucas nuvens no decorrer da manhã.

Temperatura: declínio acentuado em todo o Estado, devido á intensa massa de ar frio de origem polar. A mínima volta a ser na madrugada, com valores negativos na maior parte de SC. Condições de geada nas áreas altas no período noturno.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 40 a 60 km/h, aumentando a sensação de frio.

Sistema: a alta pressão predomina (massa de frio polar).

_________________________________________________________________

Quarta e quinta-feira (19 e 20/07):

Tempo: massa de ar seco e frio deixa o tempo estável e ensolarado em SC.

Temperatura: baixa em todo o Estado. Mínima negativa com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto; próxima de 0°C com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e região de serrana de Florianópolis. No Litoral, o frio também será intenso, com mínima de 3°C a 6°C e chance de geada isolada.

Vento: sul, fraco.

_________________________________________________________________ 

TENDÊNCIA de 21 a 30 de julho de 2017

Período com tempo seco em SC, em boa parte dos dias, mantendo-se o predomínio de sol e a ausência de chuva no Estado. A partir do dia 21/07, a temperatura volta a subir gradativamente com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano. Em geral, as frentes frias estarão se deslocando na altura do Uruguai e RS durante o período, trazendo chuva para essas regiões e com pouca influência em SC.

Clóvis Corrêa – Meteorologista

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil