Previsão Voltada para Defesa Civil 18/01/2017

 nowcasting

 
 
OBSERVAÇÃO 18/01/2017 – 22h31min – Pancadas isoladas de chuva com raios no Planalto Norte e Litoral Norte nas próxima 2 horas (Epagri/Ciram).
 

————————————————- 

No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————  

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

————————————————————————– 

Quarta-feira (18/01):

Tempo: O tempo melhora em todo o Estado, com predomínio de sol. No norte de SC e Grande Florianópolis, a nebulosidade aumenta entre a tarde e noite, com chance de chuva bem isolada.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: Sistema de alta pressão no Sul do Brasil. Áreas de baixa pressão entre o litoral de SP e de SC, afastando-se em direção ao mar.

 ————————————————————————– 

Quinta-feira (19/01):

Tempo: predomínio de sol em todo o Estado. No Planalto Norte e Litoral Norte, maior presença de nuvens com chance de chuva isolada, especialmente no período noturno.

Temperatura: mais elevada no Oeste.

Vento: sul a sudeste no litoral e de sudeste a leste no interior, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão no litoral do RS. Intensificação de uma baixa pressão no litoral entre SP e SC, influenciando o norte de SC.

 

————————————————————————– 

Sexta-feira (20/01):

Tempo: permanece o predomínio de sol em todo o Estado com maior presença de nuvens no Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, devido à atuação de uma baixa pressão no litoral entre SP e SC.

Temperatura: em elevação rápida durante o dia, especialmente no Oeste.

Vento: sudeste no litoral e de leste a nordeste no interior, fraco a moderado.

————————————————————————–  

Sábado e domingo (21 a 22/01):

Tempo: permanece o sol predominando nas regiões do Oeste ao Planalto. No Litoral, aumento da nebulosidade a partir da tarde de sábado, com chuva mais persistente, estendendo-se durante o domingo. Nesse período, o sistema de baixa pressão no mar aproxima-se do litoral de SC.

Temperatura: mais elevada no Oeste.

Vento: sudeste a leste no litoral e de leste a nordeste no interior, fraco a moderado.

————————————————————————–  

TENDÊNCIA de 23/01 a 01/02 de 2017

Uma massa de ar quente e seco permanece atuando no Sul do Brasil, inibindo a passagem de frentes frias na região e mantendo a condição de dias ensolarados em SC, especialmente no interior do Estado. Nesse período, as chuvas devem ocorrer de forma bem isolada entre a tarde e noite, associadas ao forte calor. No Litoral Norte de SC, o tempo fica mais fechado com maiores chances de chuva, por influência de sistemas de baixa pressão no litoral de SP e RJ, que favorecem o transporte de umidade para o litoral catarinense. 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Laura Rodrigues – Meteorologista

————————————————————————————

No verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, mas é uma condição passageira. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, também podem ocorrer.
————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais e redes sociais da SDC e EPAGRI/CIRAM


————————————————————————————
 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

 AVISOS ANTERIORES

OBSERVAÇÃO 18/01/2017 – 20h31min – Pancadas isoladas de chuva com raios no Planalto Sul (Bom Jardim da Serra, Urubici e Bom Retiro), Grande Florianópolis e Vale do Itajaí nas próxima 2 horas (Epagri/Ciram).
 
ATENÇÃO 18/01/2017 – 18h35min – Pancadas isoladas de chuva com raios no Planalto Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte nas próxima 2 horas (Epagri/Ciram).
 
ATENÇÃO 18/01/2017 – 16h30min – Pancadas isoladas de chuva com raios na Grande Florianópolis e Litoral Norte na próxima hora (Epagri/Ciram). 
 
ATENÇÃO 18/01/2017 – 15h45min – Pancadas isoladas de chuva com raios na Grande Florianópolis na próxima hora (Epagri/Ciram).
 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil