Previsão voltada para defesa civil 21.04.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO 21/04/2017 – 23h25min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

OBSERVAÇÃO

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFEA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sexta-feira (21/04) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA

Tempo: no Oeste aberturas de sol com pancadas isoladas de chuva no final do dia. Do Meio Oeste ao Litoral de SC céu encoberto com chuva pela manhã e no início da tarde, melhorando com variação de nuvens para o restante do dia.

Temperatura: em declínio no final do dia.

Vento: noroeste passando a sudoeste, fraco a moderado na maior parte do período e com rajadas a partir da tarde especialmente no Litoral.

Sistema: passagem de uma frente fria por SC, com avanço de uma massa de ar mais frio e seco a partir da tarde.

Sábado (22/04):

Tempo: na madrugada e amanhecer chuva fraca e isolada do Planalto ao Litoral, com presença de sol no restante do período, permanecendo com mais nuvens no Litoral Norte. No Oeste e Meio Oeste tempo firme com predomínio de sol.

Temperatura: em amena pela manhã e em gradativa elevação durante o dia. Queda acentuada à noite em todas as regiões.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar mais frio e seco no Sul do Brasil.

Domingo (23/04):

Tempo: tempo firme em SC, com nevoeiros isolados ao amanhecer e sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e início da manhã, com mínima próxima de 0°C nas áreas mais altas do Planalto Sul, com chance de geada fraca e isolada na região.

Vento: sudeste, fraco.

Segunda-feira (24/04):

Tempo: sol com algumas nuvens na maior parte do Estado. Aumento de nebulosidade com chance de pancadas de chuva e trovoada isolada à tarde no Oeste.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, passando a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (25/04):

Tempo: encoberto com chuva na maior parte do dia no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul com o avanço de uma nova frente fria. Nas demais regiões aberturas de sol com aumento de nuvens e chuva no decorrer da tarde e noite. Há risco de temporais isolados com chuva forte e volumes mais elevados de chuva especialmente no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

TENDÊNCIA de 26 de abril a 05 de maio de 2017

Chuva na manhã de 26/04 devido à passagem de mais uma frente fria por SC. No decorrer do dia 26/04 e nos dias seguintes tempo firme, com a chegada de uma massa de ar frio e seco ao Sul do Brasil. Temperatura amena com frio mais intenso, mínima próxima a 0°C no Planalto Sul e chance de formação de geada, na madrugada de 27/04. Ar mais seco, com umidade relativa baixa, especialmente no Oeste do Estado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil