Previsão Voltada para Defesa Civil 26.02.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO 26/02/2017 – 19h21min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica no Oeste e Vale do Itajaí, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram). 

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-

Sol na maior parte do período, mais nuvens no litoral – Calor típico de verão  

Domingo (26/02):

 Tempo: sol com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite, bem isolada nas regiões catarinenses, especialmente no Litoral, onde predomina maior nebulosidade.

Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: fraco a moderado; de sudeste no Litoral, e de leste a nordeste no interior.
Sistema: Baixa pressão no mar, litoral entre SP e norte de SC, influencia o tempo no Litoral de SC.

 Segunda e terça-feira (27 e 28/02):

 Tempo: no Litoral Sul ao Norte de SC, mais nuvens e chance de chuva fraca e isolada, especialmente na segunda-feira, devido à baixa pressão no mar, entre litoral de SP e norte de SC. Nas demais regiões, tempo mais seco com sol e poucas nuvens e chuva isolada na tarde e noite. 

Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: fraco a moderado; de sudeste a leste no Litoral, e de leste a nordeste no interior.

 Quarta-feira (01/03):

Tempo: predomínio de sol em SC, com mais nuvens no norte de SC e Grande Florianópolis. Pancadas de chuva isolada associada ao calor na tarde e noite.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: fraco a moderado; de norte a nordeste.

 Quinta-feira (02/03):

Tempo: predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada a qualquer momento em SC.
Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.
Vento: fraco a moderado; de noroeste a nordeste.

 TENDÊNCIA de 03 a 12 de março de 2017

O período será marcado por um tempo mais seco e com pouca chuva no Estado, especialmente no interior. As chances de chuva no Estado são de pancadas rápidas e bem localizadas, típicas de verão. Maior condição de precipitação em torno dos dias 03 a 04/03, quando uma frente fria desloca-se por SC. A temperatura permanece elevada. 

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo. 

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 ——————————————————————————————————————-

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil 

 

 
AVISOS ANTERIORES:
 

ATENÇÃO 25/02/2017 – 19h27min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) em SC, mais intensas no Litoral Norte. (Epagri/Ciram)

 ALERTA – SMS – 25/02 19:05 – Alerta de ALAGAMENTO para PONTE ALTA DO NORTE. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193

ATENÇÃO 25/02/2017 – 18h45min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) em SC, mais intensas no Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

AVISO 25/02/2017 – 18h23min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com temporais e risco de granizo no Vale do Itajaí nas proximidades de Salete, Taió e Mirim Doce. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 25/02/2017 – 16h31min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica em SC, mais intensas no Planalto Norte e Litoral Norte, próximo ao PR, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO 25/02/2017 – 14h11min – Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica em SC, nas próximas 2 horas. Na próxima hora, chuva mais intensa na região de Joinville e São Francisco do Sul (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 25/02/2017 – 11h50min – Pancadas de chuva com descarga elétrica em SC nas próximas 2 horas. Na próxima hora, chuva mais intensa na região de Joinville (Epagri/Ciram)