PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 27.05.2017

nowcasting

 ALERTA PARA DESLIZAMENTOS DE TERRA – 27/05/2017 00h30min: Em virtude dos volumes de chuva registrados no estado próximos aos 100 mm (pico de 114 mm em Benedito Novo, 103 mm em Timbó) nas últimas 24 horas, bem como a indicação da continuidade das chuvas de forma fraca a moderada e isoladamente forte para as próximas 6 horas,  risco para deslizamentos de terra em municípios das regiões Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, principalmente nos municípios de Pomerode, Jaraguá do Sul, Benedito Novo, Timbó, Blumenau, Brusque e Palhoça. Acompanhar atualizações do ALERTA! Fonte: CENAD, CEMADEN, DEFESA CIVIL SC.

ATENÇÃO 28/05/2017 – 05h00min: Nas próximas 3 horas, persiste condição de chuva fraca a moderada e isoladamente forte, por vezes acompanhadas de descargas elétricas (raios) em todo o estado de SC. Caso as previsões se confirmem há risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
_______________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM

________________________________________________________________________ 

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM 

ATENÇÃO: CHUVA E DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)  

Inicio: 27/05/2017 às 09:00h

Fim: 28/05/2017 às 22:00h

Regiões: Todas

Previsão: chuva, moderada a localmente forte em alguns momentos, com descarga elétrica (raios). No período noturno a chuva intensifica. Na madrugada e manhã de domingo (28/05) há risco de temporal localizado.

Acumulado de chuva no período: média de 30 a 60 mm no Estado, podendo ocorrer pontuais maiores, especialmente do Oeste ao Litoral Sul.

Sistema: frente fria em SC e cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

NOTA: o mês vai terminar com tempo úmido e chuva frequente em SC, com previsão de volume elevado até a próxima quarta-feira (31/05), especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

________________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

 ______________________________________________________________________

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

MAIO TERMINA COM TEMPO UMIDO E CHUVA FREQUENTE EM SC  

NOTA: o mês vai terminar com chuva frequente em SC, com previsão de volume elevado até a próxima quarta-feira (31/05), especialmente no Oeste e Sul do Estado. Acompanhe a previsão e os avisos meteorológicos diariamente.

 Sábado (27/05):

Tempo: instável com chuva todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, com descarga elétrica (raios). A chuva intensifica à noite.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.

Sistema: frente fria e cavado (área alongada de baixa pressão) no Sul do Brasil.

_______________________________________________________________________

Domingo (28/05):

Tempo: segue instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com risco de temporal localizado na madrugada e manhã.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.

Sistema: formação de um sistema de baixa pressão) no Sul do Brasil.

________________________________________________________________________

 Segunda-feira (29/05):

Tempo: condições de chuva a qualquer hora do dia do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, variação de nuvens e pancadas de chuva no decorrer da tarde e noite. Risco de temporal localizado no período da tarde e noite.

Temperatura: amena no Oeste e Sul, e em elevação nas demais regiões.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

________________________________________________________________________

Terça-feira (30/05):

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporais isolados especialmente no Oeste do Estado.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

________________________________________________________________________

 Quarta-feira (31/05):

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com temporais localizados. A partir da tarde a chuva diminui no Oeste e à noite nas demais regiões.

Temperatura: amena.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas.

________________________________________________________________________

TENDÊNCIA de 01 a 10 de junho de 2017 

Nos dias 01 a 05/06, uma massa de ar frio e seco deixa o tempo firme com sol, poucas nuvens e temperatura baixa em SC, com condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. No restante do período, a chuva volta a ocorrer com frequência, por influência de uma frente fria e um cavado (área alongada de baixa pressão).

________________________________________________________________________

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 28/05/2017 – 03h00min: Nas próximas 3 horas, persiste condição de chuva fraca a moderada e isoladamente forte, por vezes acompanhadas de descargas elétricas (raios) em todo o estado de SC.

ATENÇÃO 28/05/2017 – 00h00min: Persiste condição de chuva com descargas elétricas em todo o estado nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram)

SMS – 27/05 23:39 – Alerta de ALAGAMENTO para ARAQUARI. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193

ALERTA – 27/05/2017 23h:15 – Em virtude dos volumes de chuva superiores 80 mm nas últimas 24 horas, bem como a continuação dessa chuva nas próximas 6 horas, há risco para deslizamentos de terra em pontos isolados dos municípios de Timbó, Blumenau, Palhoça e Santa Rosa de Lima. Fonte: CENAD, CEMADEN, DEFESA CIVIL SC

SMS – 27/05 21:17 – Alerta de ALAGAMENTO para RIO DOS CEDROS. Evite contato com a água e não fique em áreas baixas. Ligue 199 ou 193

ALERTA 27/05 08:37 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para PONTE ALTA DO NORTE. Tempestade proxima. Fique longe de placas, arvores e postes. Ligue 199 ou 193

ATENÇÃO 20h20min: Pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de temporal e vento de 60 a 90km/h no Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas 2 horas (Epagri/CIram)