PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 29.04.2017

nowcasting

SEM AVISO

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA E GEADA EM SC

Inicio: 21:00h de 26/04/2017

Fim: 07:00h de 30/04/2017

Regiões: ÁREAS ALTAS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, LITORAL SUL, ALTO VALE DO ITAJAÍ, OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL E PLANALTO NORTE DE SC.

Previsão: Céu claro com geada, de forma mais ampla no Meio Oeste e Planalto Sul de SC.

Temperatura: Baixa no período noturno e amanhecer, próxima e abaixo de 0°C.

Sistema: Predomínio de uma massa de ar frio e seco, de origem polar em SC.

Marilene de Lima e Gilsânia Cruz –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

——————————————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sábado (29/04):

Tempo: seco e ensolarado em SC.

Temperatura: amena durante o dia.

Vento: sudeste a nordeste, fraco.

Sistema: massa de ar frio e seco com centro em SC.

——————————————————————————————————————-

Domingo e segunda-feira (30/04 e 01/05): OBSERVAÇÃO PARA GEADA NAS ÁREAS MAIS ALTAS DE SC. ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: seco e ensolarado em SC.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com geada nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Em gradativa elevação durante o dia.

Vento: nordeste, fraco.

Sistema: massa de ar frio e seco afastando-se lentamente em direção ao oceano.

Terça-feira (02/05):

Tempo: no Oeste e Litoral Norte, sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, mas a chance de chuva é pequena. Nas demais regiões, predomínio de sol.

Temperatura: em elevação com o enfraquecimento da massa de ar mais frio.

Vento: nordeste a leste, fraco a moderado.

Quarta-feira (03/05):

Tempo: sol com mais nuvens no norte de SC.

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 04 a 13 de maio de 2017

O sol predomina na maior parte do período. Especialmente em torno dos dias 05 e 09/05, há previsão de chuva em SC, devido ao deslocamento de frentes frias. Não há indicativo de declínio brusco na temperatura.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta