PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 30.09.2017

nowcasting

Alerta CEMADEN: Movimentos de Massa Moderado (Deslizamento) referente aos municípios de Luis Alves, Joinville, Governador Celso Ramos, Garuva, Schroeder, Jaraguá do Sul, Corupá, Brusque, São José, Antônio Carlos, Camboriú Luiz Alves.

____________________________________________________________

ATENÇÃO – 30/09/2017 18h07min: Pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica no Extremo Oeste, nas próximas 2 horas
ATENÇÃO
– 30/09/2017 17h34min: Pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica e granizo no Planalto Norte, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí na próxima hora.

_________________________________________________________________

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Início: 30/09/2017 às 06:00h

Fim: 01/10/2017 às 12:00h

Durante o fim de semana retorna a condição de ressaca no Litoral de SC, devido aos ventos de Leste e Nordeste que se intensificam em alto mar, próximo ao Litoral de Santa Catarina. Ondas com altura entre 3,0 m e 4,0 m afastado da costa, vindas de leste e nordeste, associadas ao empilhamento da água podem causar inundações nas áreas mais baixas da costa catarinense.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO METEOROLÓGICO

Temporais localizados com granizo

Início: 01/10/2017 às 18:00h
Fim:    02/10/2017 às 18:00h

Regiões: todas as regiões, especialmente no Oeste.
Previsão: pancadas de chuva com descarga elétrica. Risco de temporais localizados com granizo e vento forte (acima de 60 km/h). No Oeste, condição mais favorável para temporal entre a noite do dia 01/10 e madrugada do dia 02/10. No Meio-Oeste, na madrugada e manhã do dia 02/10. Nas demais regiões, entre a manhã e tarde do dia 02/10.
Sistema: passagem de frente fria em SC.

Laura Rodrigues e Clóvis Corrêa  –  Meteorologistas

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência)

Recomendações da Defesa Civil
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

_________________________________________________________________

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sábado (30/09): CHUVA FORTE PELA MANHA NO LITORAL COM ALAGAMENTOS EM PONTOS ISOLADOS!

Tempo: encoberto com chuva em SC, melhorando com aberturas de sol no Oeste e Meio-Oeste no decorrer do dia.

Temperatura: amena, com maior elevação à tarde no Oeste e Meio-Oeste.

Vento: leste a nordeste, moderado e com rajadas mais intensas, no litoral, e de noroeste nas demais regiões.

Sistema: cavado (área de baixa pressão) em níveis médios e altos da atmosfera, deslocando-se do leste de SC para o oceano.

Domingo (01/10): PANCADAS DE CHUVA COM RISCO DE TEMPORAIS NO OESTE PELA NOITE – FRENTE FRIA ORGANIZADA INGRESSANDO EM SC!

Tempo: o sol aparece entre nuvens em todo o Estado. A partir da noite, pancadas de chuva com risco de temporais no Oeste.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas intensas.

Sistema: frente fria chegando no Oeste de SC e RS, no fim do dia.

Segunda-feira (02/10):

Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, encoberto com chuva, melhorando com sol a partir da tarde. Nas demais regiões, chuva no decorrer do dia, devido ao avanço da frente fria para SC. Risco de temporais localizados com granizo e ventania.

Temperatura: declinando a partir da noite, com a chegada de uma massa de ar mais frio.

Vento: sudoeste, moderado com rajadas fortes.

Terça-feira (03/10):

Tempo: mais nuvens e condição de chuva no início do dia, da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, melhorando com sol a partir da tarde. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens.

Temperatura: mínima em declínio com o avanço de uma massa de ar mais frio.

Vento: sul, fraco.

Quarta-feira (04/10):

Tempo: sol com algumas nuvens.

Temperatura: condição de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Em elevação durante o dia, em todas as regiões, com o afastamento da massa de ar mais frio.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 05 a 14 de outubro de 2017

Período marcado por chuva mais frequente em SC, com o predomínio de sistemas de baixa pressão, acumulando totais significativos especialmente do Oeste ao Sul do Estado.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta