Previsão Voltada para Defesa Civil 31.01.2017

nowcasting

——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

aviso

ALERTA SDC 01/02/2017 – 10h55min – RISCO DE DESLIZAMENTOS

REGIÕES: Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Nas últimas 24 horas foram registrados volumes significativos de chuva nos seguintes municípios:

Araquari: 102 mm

Balneário Piçarras: 95 mm

Penha: 78 mm

Itajaí: 76 mm

Luiz Alves: 72 mm

Ilhota: 68 mm

Camboriú: 65 mm

Massaranduba: 61 mm

Florianópolis: 58 mm

(Fonte:CEMADEN)

Há previsão de continuidade de chuva para os próximos dias. Acompanhar os boletins e avisos meteorológicos.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

—————————————————————————————————————————

AVISO METEOROLÓGICO

Inicio: 10:00h de 01/02/2017

Fim: 09:00h de 02/02/2017

Regiões: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Previsão: pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com descarga elétrica.

Acumulado: pontuais de 60 a 90 mm.

Sistema: circulação marítima e cavado (área alongada de baixa pressão) em médios e altos níveis influenciando SC.

Atenção: temporais de verão

Inicio: 12:00h de 01/02/2017

Fim: 23:00h de 01/02/2017

Regiões: Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Planalto Norte

Previsão: pancadas de chuva e temporais de verão.

Acumulado: pontuais de 30 a 50 mm.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) em médios e altos níveis influenciando SC.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA – EPAGRI/CIRAM

Terça-feira (31/01):

Tempo: predomínio de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia em parte SC, especialmente no Oeste e Sul do Estado. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, tempo mais fechado com chuva, mais persistente entre a Grande Florianópolis e Itajaí (Aviso Meteorológico). No decorrer da tarde, pancadas de chuva e temporais de verão na maioria das regiões.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar.

Vento: nordeste a leste, fraco a moderado.

Sistema: cavado em médios e altos níveis da atmosfera influenciando SC, com circulação marítima no leste nordeste do Estado.

Quarta-feira (01/02):

Tempo: segue instável com predomínio de nuvens e pancadas de chuva em SC. Atenção à região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte onde há previsão de alto volume de chuva (Aviso Meteorológico).

Temperatura: não sobe muito devido a cobertura de nuvens, mas permanece a sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

——————————————-

Quinta-feira a sábado (02 e 04/02):

Tempo: sol e calor em SC, com pancadas de chuva e risco de temporais isolados a partir da tarde na maioria das regiões.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 05 a 15/02 de 2017

Período com pancadas de chuva frequente no Estado, principalmente no período da tarde e noite. Entre os dias 05 e 06, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e próximo ao dia 11 outra frente fria deve influenciar SC. Temperatura elevada com sensação de ar abafado devido à alta umidade do ar.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 31/01/2017 – 17h35min – Chuva persistente, moderada a forte por alguns momentos na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte de SC nas próximas 2 horas. Descargas elétricas entre o Meio Oeste e o Norte de SC na divisa com o PR neste período. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 31/01/2017 – 15h50min – Chuva persistente, moderada a forte por alguns momentos com descarga elétrica na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 31/01/2017 – 14h20min – Chuva persistente, moderada a forte por alguns momentos na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Sul e Litoral Sul de SC nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 31/01/2017 – 12h13min – Nas próximas 2 horas, chuva persistente, moderada a forte por alguns momentos e descarga elétrica na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 31/01/2017 – 08h59min – Chuva persistente, moderada a forte por alguns momentos no Vale do Itajái e Litoral Norte,  próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 31/01/2017 – 07h03min – Chuva persistente, moderada a forte com descarga elétrica na região da Grande Florianópolis, se estendendo até  Itapema, nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 31/01/2017 – 19h35min – Chuva persistente, moderada a forte por alguns momentos na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Meio Oeste de SC nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram).

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta