ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 0/01/2016

 

ATENÇÃO 06/01/2016 – 21h10m: Na próxima hora, chuva mais intensa e maior atividade de raios na região de Canoinhas – Planalto Norte de SC. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 06/01/2016 – 20h40m: Na próxima hora, permanece condição de pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) do Oeste ao Planalto de SC (nas áreas entre Canoinhas e Lages),  Chuva mais intensa e maior atividade elétrica no Extremo-Oeste.

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Sol entre muitas nuvens, calor e chuva a partir da tarde

Quarta-feira (06/01) – ATENÇÃO

Tempo: Pela manhã, chuva isolada no Oeste e Meio Oeste, se estendendo para a tarde e noite, assim como nas demais regiões. Não se descarta o risco de temporal isolado.

Temperatura: Alta à tarde em todas as regiões.

Vento: Nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Sistema de alta pressão influenciando a maior parte de SC. À tarde áreas de baixa pressão se intensificam no sul do Paraguai e oeste de SC. 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

06.01.2016 Realçada

 

 

 Quinta-feira (07/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Pela manhã, mais nuvens em todas as regiões de SC com chuviscos isolados na região da Grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado. À tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva com trovoadas em todas as regiões.

Temperatura: Alta à tarde em todas as regiões.

Vento: Nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Sistema de alta pressão influenciando a maior parte de SC. À tarde áreas de baixa pressão se intensificam sobre o Sul do Brasil.

 

Sexta-feira (08/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Dia de sol e calor. Entre a tarde e a noite, ocorrem pancadas de chuva raios em todas as regiões catarinenses.

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: Nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

  

Sábado e Domingo (09 e 10/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol com aumento de nuvens à tarde em SC. Entre o final da tarde e a noite, ocorre pancadas de chuva com raios, devido a áreas de instabilidade e de baixa pressão que avançam com uma frente fria pelo Litoral.

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas da tarde no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

 

TENDÊNCIA de 11 a 20 de janeiro de 2016

A partir de 11/01 chuva mais frequente e volumosa em todas as regiões devido sistemas de baixa pressão e passagem de frentes frias. Temperatura alta na maior parte do período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ATENÇÃO 06/01/2016 – 19h30m: Permanece condição de núcleos de chuva mais intensa e descargas elétricas (raios) nas proximidades de Porto União no Planalto Norte, na próxima hora. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 06/01/2016 – 18h30min:  Núcleos de chuva mais intensa nas regiões de Matos Costa (Planalto Norte), Monte Carlo e Vargem (Meio-Oeste, na próxima hora (Epagri/Ciram). 

OBSERVAÇÃO 06/01/2016 – 18h20m: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

OBSERVAÇÃO 06/01/2016 – 14h20m: Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 06/01/2016 – 11h45m: Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo-Oeste e Oeste de SC.

OBSERVAÇÃO 06/01/2016 – 09h22m: Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste próximo a divisa com o RS.  (Epagri/Ciram)