PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 01/07/2017

nowcasting

SEM AVISOS

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 30/06/2017 – EPAGRI/CIRAM

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – FRIO INTENSO – GEADA EM SC !

Inicio: 01/07/2017 às 00:00 h

Fim: 03/07/2017 às 07:00 h

Regiões: OESTE, MEIO OESTE, PLANALTOS, ALTO VALE DO ITAJAÍ E REGIÃO SERRANA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS.

Previsão: Declínio acentuado de temperatura durante o sábado (01/07), com mínima à noite. Nas madrugadas de domingo e segunda-feira (02 e 03/07) mínima prevista de – 5° a 5°C com condições para formação de geada.

Emissão do Boletim: 30/06/2017 às 09h00min.

Gilsânia Cruz –  Meteorologista EPAGRI/CIRAM

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Sábado (01/07):

Tempo: mais nebulosidade no início da amanhã na região norte de SC. No decorrer do dia, o sol predomina em todas as regiões.
Temperatura: em declínio, a mínima ocorre à noite.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: massa de ar frio o Sul do Brasil.
————————————————

Domingo e segunda-feira (02 e 03/07):

Tempo: seco com sol em SC, nevoeiros ao amanhecer. No fim da segunda-feira as nuvens aumentam com chuviscos na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte do Estado.
Temperatura: baixa no período noturno e amanhecer com temperatura mínima de- 4°C a 4°C e condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e região Serrana da Grande Florianópolis.
Vento: sudeste a leste, variando para nordeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio no Sul do Brasil.
————————————————
Terça e quarta-feira (04 e 5/07):

Tempo: sol e poucas nuvens no Oeste e Sul de SC. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuviscos na madrugada, manhã e noite, especialmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Temperatura: em ligeira elevação, ainda com formação de geada isolada na serra.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 06 a 16 de julho de 2017

A previsão é de sol para a maior parte dos dias da primeira quinzena de julho, devido à atuação de massas de ar seco. Passagem de duas frentes frias pela litoral sul do Brasil, em torno do dia 07 e 13, provocando aumento de nuvens e chuva pouco significativa em SC. Temperatura baixa na madrugada, especialmente no início do período, e em elevação no decorrer dos dias. Outra massa de ar frio deve chegar ao Sul do Brasil, nos dias 14 e 15.

Clóvis Corrêa – Meteorologista

defesa civil