AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 02/03/2016 atualizaçao

ATENÇÃO 03/03/2016 – 07h00m: Persiste condição de chuva fraca a moderada nas Regiões Meio Oeste, Planalto Norte (porção oeste da região), Planalto Sul, Alto e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, nas próximas 2 horas.

aviso

AVISO METEOROLÓGICO 02/03/2016 – (EPAGRI/CIRAM)

Atualização – 18h30m

Chuva intensa e condição adversa de mar no Litoral de Santa Catarina !

Nesta quarta-feira (02/03), volta a chover em Santa Catarina. A chuva deve ter maior volume no Leste do Estado, com volume podendo chegar a 50 mm.

Na quinta-feira (03/03), chuva persistente no litoral catarinense, moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 60 a 80 mm em média e pontuais acima de 100 mm no Litoral Sul.

Na sexta-feira (04/03) persiste a condição de chuva no Litoral de SC, com maiores acumulados no Litoral Sul, em torno de 50 mm.

AVISO DE MAR AGITADO: Além da chuva, ventos mais intensos estão previstos para o Litoral, com rajadas em torno de 60km/h, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem superar 80km/h, na quinta e na sexta-feira. A altura de onda sobe com picos de 3,0 a 3,5 m próximo a costa, com risco para navegação e atividades de pesca.

A chuva intensa no Litoral e a condição adversa de vento e mar estará associada a formação de um ciclone próximo ao litoral de Santa Catarina.

Ressalta-se a importância do acompanhamento dos próximos avisos meteorológicos, pois pode haver mudanças no deslocamento do ciclone subtropical.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quinta e sexta-feira com chuva intensa no Litoral de SC !

Quarta-feira (02/03) – AVISO

Tempo: Predomínio de nuvens com aberturas de sol no Estado. No Litoral, condições de chuva especialmente pela manhã e à noite, devido à umidade vinda do mar. Nas demais regiões, pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporal isolado com granizo no Oeste.

Temperatura: em elevação durante o dia.

Vento: leste a nordeste, com variação para sudeste no norte do Estado.

Sistema: Circulação marítima e cavado influenciando SC.

Quinta-feira (03/03) – AVISO

Tempo: Predomínio de nuvens e condições de chuva do Planalto ao Litoral, mais persistente e intensa no Litoral (Aviso Meteorológico). No Oeste e Meio Oeste, pancadas de chuva com aberturas de sol no decorrer do dia.

Temperatura: pequena elevação na maioria das regiões devido a cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: formação de um ciclone subtropical entre o litoral de SP e SC.

Sexta-feira (04/03) – ATENÇÃO

Tempo: No Litoral e Vale do Itajaí, nebulosidade variável com pancadas de chuva ao longo do dia, podendo ser mais intensas e persistentes no Litoral. No restante do Estado, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sábado (05/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: No Litoral nebulosidade variável com pancadas de chuva. No restante do Estado, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.

Temperatura: em elevação.

Vento: oeste a sudoeste/sudeste, fraco a moderado.

Domingo (06/03) – OBSERVAÇÃO

Sol entre nuvens em boa parte do Estado, com chuva isolada na madrugada no Litoral. Entre a tarde e noite, condições de pancadas isoladas de chuva do Planalto ao Litoral.

Temperatura: em elevação.

Vento: oeste a sudoeste/sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 07 a 17 de março de 2016

O período começa com tempo mais seco sem chuva significativa prevista para o Estado. Nos dias 13 e 14/03, pancadas de chuva devido ao avanço de uma frente fria pelo litoral Sul do Brasil. A temperatura estará mais elevada no inicio do período e volta a diminuir especialmente no período noturno a partir do dia 09/03.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil