PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 02.03.2017 – Piter

nowcasting

 ATENÇÃO 02/03/2017 – 23h53min – Na próxima hora, pancadas isoladas de chuva, moderada a forte em algumas localidades, com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

 ATENÇÃO 02/03/2017 – 23h02min – Nas próximas 2 horas, permanece a condição de pancadas isoladas de chuva, moderada a forte acompanhadas de descargas elétricas (raios) no Oeste e entre o Planalto Sul e Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quinta-feira (02/03) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: chuva fraca pela manhã no Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis. No decorrer do dia, aberturas de sol em todas as regiões, com pancadas de chuva e trovoada entre a tarde e noite. Risco de temporais isolados.

Temperatura: alta, com sensação de ar abafado, principalmente no Litoral.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas de vento associadas a temporais.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o norte de SC, com frente fria no oceano, altura Sul do Brasil.

 ——————————————————————————————————————-

 

Sexta-feira (03/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: condição de chuva fraca na madrugada, em todas as regiões. Durante o dia, predomínio de sol e pancadas de chuva com trovoada entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: noroeste a oeste, fraco a moderado.

 Sistema: nova frente fria deslocando-se no mar, altura do RS.

 ——————————————————————————————————————-

 

Sábado (04/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: predomínio de sol e pancadas de chuva com trovoada entre a tarde e noite, principalmente do Oeste ao Sul de SC, devido à intensificação de áreas de baixa pressão no RS.

Temperatura: bem elevada.

Vento: noroeste a nordeste, fraco a moderado.

 ——————————————————————————————————————-

 

Domingo (05/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva do Oeste ao Sul, com a passagem de uma frente fria por SC. Nas demais regiões, a chuva começa a partir da tarde. Condição de chuva moderada por alguns momentos, com risco de temporais, principalmente em áreas próximas ao RS.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: norte a noroeste, moderado com rajadas.

 ——————————————————————————————————————-

 

Segunda (06/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com muitas nuvens em todas as regiões. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva com trovoada isolada principalmente no norte de SC, devido ao avanço da frente fria para essa região do Estado.

Temperatura: em declínio no fim do dia, com o avanço de uma massa de ar mais frio para o Sul do Brasil.

Vento: noroeste a sul, moderado com rajadas.

 ——————————————————————————————————————-

 

 TENDÊNCIA de 07 a 16 de março de 2017

No início do período, tempo seco e temperatura mais amena, com o predomínio de uma massa de ar mais frio no Sul do Brasil. A passagem de uma frente fria provoca chuva mais significativa nas regiões catarinenses entre os dias 13 e 14/03.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

  ——————————————————————————————————————-

   

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!  

 ——————————————————————————————————————- 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 02/03/2017 – 18h55min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva, moderada a forte em algumas localidades, com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

02/03/2017 – 21h05min – Nas próximas 2 horas, permanece a condição de pancadas isoladas de chuva, moderada a forte em algumas localidades, com descargas elétricas (raios) entre o Oeste e os Planaltos Norte e Sul de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 02/03/2017 – 17h35min – Pancadas isoladas de chuva moderada a forte com descarga elétrica no Litoral Sul nas próximas   nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 02/03/2017 – 16h35min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) entre o Oeste e o Meio Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte, com risco de temporais isolados. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 02/03/2017 – 14h55min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 02/03/2017 – 13h15min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)