ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 02.06.2017

nowcasting

ATENÇÃO para mar muito agitado nesta sexta-feira (02/06) com ondas em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m, mais altos ao sul de Florianópolis, propiciando perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
________________________________________________________________

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

PREVISÃO DE CHUVA PERSISTENTE E VOLUMES ELEVADOS PARA SC!

Inicio: 04/06/2017 às 06:00h

Fim: 05/06/2017 às 23:59h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: A Chuva começa pelo Oeste, se estendendo a todo o Estado no decorrer do dia, persistente, com intensidade moderada a localmente forte. Risco de temporais isolados no domingo (04/06).

Acumulado de chuva no período: 40 a 60 mm em média no Estado e pontuais em torno de 100 mm, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Sistema: Avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil.

ATENÇÃO: a chuva se estende nos dias 06 a 08/06, de forma mais persistente e com maiores acumulados nos dias 07 e 08/06, devido a formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. Considerar que em algumas regiões do Estado o nível dos rios ainda estará elevado e o solo encontra-se encharcado, devido à chuva persistente da última semana.

ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundaçõesevitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

No domingo a chuva retorna ao Estado e se estende para próxima semana! – Acompanhar atualizações de boletins!

Sexta-feira (02/06) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO

Tempo: Do Oeste ao Planalto, o dia começa com mais nuvens e nevoeiros. No decorrer do dia, tempo seco com sol em todo o Estado.

Temperatura: mais baixa, agradável à tarde.

Vento: virando de sul para nordeste no Oeste. Nas demais regiões, sudoeste a sul, fraco a moderado.

Mar: muito agitado com ondas em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m, mais altos ao sul de Florianópolis, desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical em frente ao litoral do RS. Massa de ar frio e seco no Sul do Brasil.

Sábado (03/06)

Tempo: mais nuvens e chuva fraca no Litoral Norte, na madruga e manhã. Nas demais regiões, nevoeiros ao amanhecer. No decorrer do dia, presença de sol com algumas nuvens em todo o Estado.

Temperatura: mais baixa, agradável à tarde.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e seco em deslocamento para o oceano.

Domingo (04/06) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: instável com chuva e trovoadas no Oeste e Meio Oeste, se estendendo a todo Estado no decorrer do dia, devido ao avanço de uma frente fria pelo RS. Risco de temporais isolados. Maiores acumulados previstos para o Oeste e Meio Oeste. (VER ATENÇÃO METEOROLÓGICA)

Temperatura: em pequena elevação devido a cobertura de nuvens.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (05/06) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, devido a passagem da frente fria por SC. Maiores acumulados previstos para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: amena.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (06/06) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: predomínio de nuvens e condição de chuva em SC, alternando com períodos de melhoria. Os valores de chuva são menores neste dia.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 07 a 17 de junho de 2017

Nos dias 07 e 08/06 permanece a condição de chuva em SC, com indicativo de acumulados elevados de precipitação, devido a formação de outra frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no litoral do RS. Após esse período, a partir do dia 09/06 o sol volta a aparecer com mais frequência no Estado e a temperatura fica mais baixa, mas sem indicativo de frio rigoroso até o momento.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta