Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 02.09.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 02/09/2016 – EPAGRI/CIRAM

Risco de volume significativo de chuva no fim de semana – Acompanhar boletins!

A partir da tarde do próximo sábado (03/09), a chuva deve retornar a todas as regiões de Santa Catarina. A chuva deve ser fraca a moderada na maior parte do período, porém devem ocorrer períodos curtos de chuva forte, com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento.

A chuva deve ser persistente no decorrer de todo o domingo (04/09), podendo levar a altos acumulados no Litoral e Vale do Itajaí quando somada com a chuva do dia anterior.

A partir do fim da noite do domingo e madrugada de segunda-feira (05/09), a chuva começa a diminuir a partir do Oeste do Estado em direção ao Litoral.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Sexta-feira (02/09)

Tempo: Variação de nuvens em todas as regiões. No litoral, maior cobertura de nuvens com condição de chuva fraca no Litoral sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: amena em todas as regiões, com maior elevação no Oeste.

Vento: sudeste, com variações de nordeste, fraco a moderado.

Sistema: Sistema de alta pressão. Ventos marítimos no litoral.

Sábado (03/09)

Tempo: Muitas nuvens já no início do dia e chuva a partir do Oeste, se estendendo às demais regiões à tarde. O volume de chuva deve ser baixo.

Temperatura: sem grande elevação durante o dia.

Vento: leste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes no litoral.

Sistema: Cavado em superfície. Corrente de jato de altos níveis.

————————————————————————————-

Domingo (04/09) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA INTENSA – Acompanhar boletins!

Tempo: Céu encoberto e chuva durante todo o dia. A chuva pode ter volume significativo no Planalto, Vale do Itajaí e litoral. A partir da noite a chuva diminui a partir do Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: com pouca variação, devido à nebulosidade e chuva.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Segundafeira (05/09)

Tempo: A chuva diminui a partir da madrugada, com sol entre nuvens pela manhã. À tarde, retorna a condição de chuva em todas as regiões.

Temperatura: Amena em todas as regiões.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (06/09)

Tempo: Variação de nuvens em todas as regiões. Condição de chuva à noite no Litoral, Planalto e Vale do Itajaí.

Temperatura: Amena, com queda mais acentuada a partir da noite, quando deve ocorrer a mínima do dia.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 07 a 16 de setembro de 2016

O período inicia com tempo estável e temperatura baixa no dia 07. Nos dias 08 e 09, condição de chuva para as regiões de divisa com o PR. Há indicativo de chuva também para o período entre os dias 13 e 16/09. A temperatura deve seguir amena na maior parte do período.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta