Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 02.12.2016

 

ATENÇÃO

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – CHUVAS INTENSAS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO! 

O sábado (03/12) começa com pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, aumento significativo de nuvens e chuva no decorrer do dia, começando pela manhã na maioria das regiões. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 50 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Para as demais regiões, a previsão é de pouca chuva, com acumulado de 10 a 30 mm. 

No domingo (04/12), o Litoral e o norte do Estado seguem com condições de chuva em boa parte do dia, mais persistente no Litoral Norte, onde deve ocorrer o maior acumulado, em torno de 40 mm. No fim da tarde e noite, o tempo melhora com o afastamento das áreas de instabilidade para o oceano. 

Essa chuva está associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e superfície no sábado, e aos ventos úmidos que sopram do mar no domingo.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ————————————————————————————————

 

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 

Sexta-feira (02/12) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: manhã com mais nuvens e chuviscos isolados da Grande Florianópolis ao norte do Estado, e também no Planalto Sul. Nas demais regiões, o sol já aparece. No decorrer do dia, o sol aparece em todas as regiões. No entanto, para noite há previsão de pancadas de chuva com trovoadas no Oeste e Meio Oeste. 

Temperatura: em elevação. 

Vento: nordeste, com variação para leste no norte do Estado, fraco a moderado, com rajadas no Litoral. 

Sistema: alta pressão no oceano, favorecendo entrada de umidade no leste de SC. No fim do dia, um sistema de baixa pressão influencia o Oeste e Meio Oeste.

————————————————————————————————

 

Sábado (03/12) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – CHUVAS INTENSAS – ACOMPANHAR BOLETINS E MONITORAMENTO! 

Tempo: instável com pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, aumento significativo de nuvens e chuva no decorrer do dia, começando pela manhã na maioria das regiões. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, com maiores acumulados. 

Temperatura: pequena elevação devido à cobertura de nuvens, mas abafado. 

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas. 

Sistema: baixa pressão se desloca pelo Estado.

 ————————————————————————————————

 

Domingo (04/12) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: encoberto, melhorando no decorrer do dia no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, o tempo segue instável com chuva, mais persistente no Litoral Norte. No fim do dia, o tempo melhora com o afastamento das áreas de instabilidade para o oceano. 

Temperatura: sobe mais no Oeste e Meio Oeste. Amena nas demais regiões. 

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral. 

————————————————————————————————

 

Segunda-feira (05/12) 

Tempo: sol em todas as regiões, acompanhado de mais nuvens na Grande Florianópolis e norte do Estado. 

Temperatura: em elevação no Oeste. 

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

————————————————————————————————

 

 Terça-feira (06/12) – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul, condições de pancadas de chuva entre a tarde e noite. 

Temperatura: elevada em todas as regiões. 

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

————————————————————————————————

  

TENDÊNCIA de 07 a 17/12 de 2016 

O indicativo é de um período com chuva mais frequente em Santa Catarina, diferente do ocorrido em novembro. Entre os dias 07 e 08, condição de chuva no Estado, associada à passagem de uma frente fria. Nos dias 09 a 11, um sistema de baixa pressão influencia o Estado. Temperatura mais elevada, mais quente no Oeste.

  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 AVISOS ANTERIORES:

03/12/2016 – 03h27min:  Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC.  (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 02/12/2016 – 23h12min: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)