Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 03/12/2015

 

ATENÇÃO 03/12/2015 – 10h58m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC (principalmente nas áreas de divisa com a Argentina e o Estado do Paraná). 

AVISO METEOROLÓGICO – 03/12/2015 11hs18m (EPAGRI/CIRAM)

Quinta e sexta-feira com risco de temporais localizados em SC 

Nesta quinta (03/12) e na sexta-feira (04/12) a chuva deve atingir todas as regiões catarinenses. A chuva atinge o Extremo Oeste e as regiões do Leste e Norte do Estado já a partir da manhã desta quinta e a partir da tarde se estende às demais regiões. O volume de chuva esperado é mais alto na Grande Florianópolis, no Litoral Norte e no Extremo Oeste, podendo chegar a 50 mm.

Na sexta-feira, o dia deve ser mais uma vez de muitas nuvens em todas as regiões, com maior cobertura no Oeste e Meio Oeste, onde chove a qualquer hora do dia e o volume deve ser mais alto, chegando a 50 mm. Nas demais regiões do Estado a chuva inicia a partir da tarde e tem volume menor, chegando a 30 mm.

A chuva deve vir acompanhada também de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento, que devem ocorrer principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, devido à maior instabilidade atmosférica nestas regiões.

Acompanhe atualizações de boletins!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Quinta-feira (03/12) – AVISO

Tempo: Pela manhã, céu nublado à encoberto e chuva no Extremo Oeste, Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. A partir da tarde, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões.

Temperatura: amena, porém com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Corrente de jato em altos níveis. Sistema de baixa pressão sobre o Paraguai se estendendo ao oeste de SC.

 

Sexta-feira (04/12) – AVISO

Tempo: Céu encoberto e chuva no decorrer de todo o dia no Oeste e Meio Oeste. A chuva pode ser forte por alguns momentos e vir acompanhadas de descargas elétricas (raios). Nas demais regiões do estado a chuva chega no período da tarde.

Temperatura: amena, porém com sensação de ar abafado.

Vento: noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

 

Sábado (05/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Variação de nuvens na maioria das regiões catarinenses, com o afastamento da frente fria. Apenas nas regiões Grande Florianópolis e Litoral Norte ainda ocorrer chuva, nos períodos da tarde e da noite.

Temperatura: alta à tarde, principalmente no Oeste e Vale do Itajaí.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado.

 

Domingo (06/12)

Tempo: Muitas nuvens e chuva no a qualquer hora do dia na Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Sul e Litoral Norte. Nas demais regiões do estado, variação de nuvens.

Temperatura: amena devido aos ventos de sul.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

 

Segunda-feira (07/12)

Tempo: Tempo seco com apenas variação de nuvens em todas as regiões catarinenses.

Temperatura: baixa pela manhã especialmente no Planalto, amena à tarde.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.

  

TENDÊNCIA de 08 a 17 de dezembro de 2015 

Nos primeiros dias do período, 08 e 09/12 o sol aparece em todas as regiões, permanecendo o tempo seco. A partir do dia 10/12 a chuva retorna ao Estado, voltando a ser frequente, nos dias seguintes, ocorrendo na maioria dos dias no período da tarde.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

OBSERVAÇÃO 03/12/2015 – 08h58m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)