PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 04.09.2018 – PH

nowcasting

ATENÇÃO 04/09/2018 – 19h40min – Persiste a condição de RAJADAS DE VENTO de 50 a 60 km/h no LITORAL NORTE, VALE DO ITAJAÍ, GRANDE FLORIANÓPOLIS, e LITORAL SUL, nas próximas 3 horas. (Epagri/Ciram)
_____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E MAR MUITO AGITADO NO LITORAL DE SC

Início:  04/09/2018 às 10:30h

Fim: 05/09/2018 às 12:00h

Região: Litoral, especialmente da Grande Florianópolis ao Litoral Sul.

Previsão: fortes rajadas de vento sudoeste/sul, de 50 a 70 km/h, mais intensas na manhã desta terça-feira. Mar muito agitado com picos de onda de 3.0 m a 4.0 m, em áreas afastadas da costaCondição favorável à ressaca, desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone extratropical na costa sul do Brasil, em deslocamento para alto mar.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Tempo firme com sol durante a semana em SC!

Temperatura baixa e geada nas madrugadas de quarta e quinta-feira

Terça-feira (04/09):

Tempo: mais nuvens, com aberturas de sol no decorrer, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões sol com poucas nuvens.

Temperatura: em pequena elevação e com declínio mais acentuada a partir da tarde. A mínima desta segunda-feira ocorre à noite em todas as regiões.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no litoral e sobretudo no Planalto Sul e Litoral Sul.

Sistema: massa de ar seco e frio no Sul do Brasil. Sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) sobre o oceano em frente ao litoral de SC e RS.

Quarta-feira (05/09): ATENÇÃO RISCO DE GEADA NAS ÁREAS ALTAS DE SC ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: ensolarado em todas as regiões de SC.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, devido à massa de ar frio em SC. Mínimas próximas de 0°C, com formação de geada, do Oeste ao Planalto Sul. Nas áreas altas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis formação de geada mais isolada.

Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco e frio no Sul do Brasil.

Quinta-feira (06/09):

Tempo: predomínio de sol do Oeste ao Litoral Sul, com mais nebulosidade da Grande Florianópolis ao norte do Estado.

Temperatura: em elevação. No Planalto Sul, chance de geada isolada na madrugada.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sexta-feira e Sábado (07 e 08/09):

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões, com mais nuvens da Grande Florianópolis ao norte do Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

TENDÊNCIA de 09 a 18 de setembro de 2018

Na maior parte do período o tempo permanece firme, com sol e temperatura elevada. Entre os dias 14 e 15/09 uma frente fria passa pelo Sul do Brasil, trazendo chuva pra SC.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ATENÇÃO 04/09/2018 – 19h24min – PANCADAS DE CHUVA com RAIOS, e RAJADAS DE VENTO de 50 a 60 km/h no LITORAL NORTE, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO SMS – 04/09 18h10 –  TEMPORAL isolado para Litoral Norte, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA SMS – 04/09 17h15 – TEMPORAL para Indaial/SC, na proxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

ALERTA SMS – 04/09 17h05 –  Risco de Deslizamentos para Blumenau/SC. Alto acumulado de chuvas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO SMS – 04/09 16h45 – TEMPORAL isolado com raios para a região do Vale do Itajai e Litoral Norte. na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.