Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 05.01.2015

ATENÇÃO – 16h30: Pancadas de chuva e raios nas proximidades de Joinville nas próximas 2 hs. Fonte: Epagri/ Ciram

ATENÇÃO – 16h30: Na próxima hora, vento forte e granizo nas proximidades de Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 16h27: Na próxima hora pancadas de chuva e raios entre Urubici e Bom Jardim da Serra. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 14h25: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) nas regiões Meio-Oeste e Litoral Norte de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Entre os dias 08 (quinta) e 09/01 (sexta-feira), uma frente fria pelo oceano e um sistema de baixa pressão continental influenciam o Estado de SC, provocando chuva em todas as regiões. Os volumes de chuva previstos para o período (em 48 horas de 08 a 09/01) são mais significativos para o Planalto e Litoral, acumulando entre 100 e 120 mm. Há risco de temporais com descargas elétricas (raios), granizo e chuva moderada a forte por alguns momentos principalmente na quinta-feira (08/01). Fonte: Epagri/Ciram Acompanhe atualização dos boletins!

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Segunda-feira (05/01): Sol com variação de nuvens e temperatura em elevação em SC. Nebulosidade mais persistente com chuva fraca a qualquer hora do dia no Litoral Norte. Entre a tarde e a noite, condição favorável a pancadas de chuva de forma isolada em todas as regiões de SC.

ATENÇÃO: Entre tarde/noite, risco para descargas elétricas (raios) e rajadas de vento durante o período de pancadas de chuva em todas as regiões de SC.

Sistema meteorológico: Sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Oeste do Estado, calor e alta umidade do ar. Ventos úmidos do mar no Litoral Norte.

05.01.2015 Visivel Sul

Imagem Satélite GOES-13 Visível Sul 20150105_11:30 GMT

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (06/01): Condição de tempo estável, com variação de nuvens no início do dia em SC com temperatura em elevação. Pancadas de chuva de forma isolada em todas as regiões do Estado entre a tarde e a noite.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (07/01): sol e temperatura em elevação em SC, com pancadas isoladas de chuva entre o fim da tarde e noite, típicas de verão, em todas as regiões de SC. ATENÇÃO: risco de temporais isolados com descarga elétrica e rajadas fortes de vento, principalmente à tarde e no início da noite.

Na quinta-feira (08/01): muitas nuvens e chuva no decorrer do dia devido ao avanço de uma nova frente fria pelo oceano que influencia SC.

Na sexta-feira (09/01): retorna ao Estado a condição de pancadas de chuva de forma isolada no fim da tarde e início da noite.

AVISO: Entre a quinta (08) e a sexta-feira (09/01), há risco de temporais com descargas elétricas (raios), granizo e chuva moderada a forte por alguns momentos principalmente na quinta-feira (08/01). Os volumes de chuva previstos para o período (em 48 horas de 08 a 09/01) são mais significativos para o Planalto e Litoral, acumulando entre 100 e 120mm, podendo ocorrer pontuais maiores.

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta