Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 05.03.2016

 

aviso

 AVISO DE MAR AGITADO – 05/03/2016 (EPAGRI/CIRAM)

Mar muito agitado com ressaca no Litoral de Santa Catarina ! 

Um ciclone em deslocamento no oceano, em frente ao litoral do RS, mantém o mar muito agitado no litoral de Santa Catarina, com altura média de onda de 2,0 a 2,5 m, neste sábado. Ao sul de Florianópolis os picos mais altos de onda variam entre 3,0 e 3,5 m próximo à costa com condições ressaca, desfavorável a navegação e atividades de pesca. 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca. 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 Sábado e domingo com variação de nuvens em SC 

Mais nuvens e chuva por alguns momentos do Planalto ao Litoral 

Sábado (05/03) – OBSERVAÇÃO 

Tempo: Variação de nuvens em SC, com aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste. Mais nuvens do Planalto ao Litoral, com chuva por alguns momentos no litoral norte pela manhã. A partir da tarde a instabilidade aumenta om chance de pancadas de chuva principalmente do Meio Oeste ao Litoral. 

Temperatura: em elevação. 

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado.

Sistema: convecção isolada, associada ao aquecimento da tarde e mais umidade na maior parte do dia no litoral devido a áreas de baixa pressão no oceano em frente ao litoral do PR e SC. O ciclone continua em deslocamento afastando-se do litoral do RS.

05.03.2016 Colorida

 

Domingo (06/03) – OBSERVAÇÃO 

Tempo: Mais nuvens com chuva fraca principalmente no início e fim do dia no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.  Presença de sol entre algumas nuvens na maior parte do dia, com pancadas isoladas de chuva na tarde e noite no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, próximo à divisa com o RS. 

Temperatura: elevada. 

Vento: sudeste, com variações de sul no Oeste e Meio Oeste e com variações de nordeste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado com rajadas a partir da tarde. 

Sistema: Jato subtropical sobre SC e novo sistema de baixa pressão nordeste do RS.

  

Segunda-feira (07/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol com algumas nuvens na maior parte do dia em SC, condições de chuva fraca no início e fim do dia no Planalto Norte e Litoral Norte. Durante a tarde pancadas isoladas de chuva principalmente no Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis. 

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (08/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Início do dia com mais nebulosidade e chuva fraca no litoral Norte e Planalto Norte. No decorrer do dia sol e calor em SC, com mais nuvens, pancadas isoladas de chuva e trovoadas na maioria das regiões a partir da tarde. 

Temperatura: elevada. 

Vento: nordeste, com variações de sudeste no Planalto e no Litoral, fraco a moderado.

 

Quarta-feira (09/03)

Tempo: Muitas nuvens em SC, com chuva por alguns momentos, especialmente no Vale do Itajaí e Litoral Norte. 

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

  

TENDÊNCIA de 10 a 20 de março de 2016 

No dia 10/03 uma frente fria avança pelo litoral do Uruguai e do RS intensificando áreas de instabilidade em SC com chuva mais significativa e risco de temporais localizados. Nos dias seguintes um novo sistema de baixa pressão, próximo ao Litoral de SP, mantém a condição de chuva em SC. Chuva com temporais novamente entre os dias 15 e 16/03, devido a uma frente fria. As temperaturas continuam amenas no período.

 

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil