PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 05/04/2017

nowcasting

 

ATENÇÃO 05/04/2017 – 19h07min – Nas próximas 2 horas, chuva persistente de intensidade moderada no Planalto Norte e Litoral Norte. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

ATENÇÃO

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 

Quarta-feira (05/04) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: encoberto com chuva e trovoadas do Oeste ao Litoral Sul na maior parte do dia, melhorando à noite. Nas demais regiões muitas nuvens e chuva no decorrer do dia, mais significativa entre a tarde e noite.

Temperatura: amena, com sensação de ar abafado no Litoral.

Vento: noroeste passando a sul a partir da tarde do Oeste ao Litoral Sul, em áreas próximas ao RS, fraco a moderado com rajadas. Nas demais regiões vento de nordeste com variações de noroeste, com intensidade fraca a moderada.

Sistema: áreas de baixa pressão no Oeste e Meio Oeste e frente fria em deslocamento pelo RS e SC.

——————————————————————————————————————-

 

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 ——————————————————————————————————————-

 

Quinta-feira (06/04) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: na madrugada e manhã mais nuvens e condições de chuva na Grande Florianópolis, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, principalmente em áreas próximas ao PR, com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões de SC mais nuvens pela manhã, com aberturas de sol na maior parte do período.

 Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada e manhã.

Sistema: frente fria em deslocamento pelo PR e massa de ar seco (sistema de alta pressão) no RS e SC.

 ——————————————————————————————————————-

 

Sexta-feira (07/04) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)  – ACOMPANHAR BOLETINS!

 Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol em SC, com pancadas de chuva a partir da tarde no Oeste e Meio Oeste. No Litoral Norte do Estado variação de nuvens e chuva no início e fim do dia.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste, passando a nordeste do Oeste ao Planalto Sul, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

 

Sábado e domingo (08 e 09/04)  – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: instável com chuva no decorrer do dia. Pequenas aberturas de sol na manhã de sábado no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí

Temperatura: amena.

Vento: nordeste, com variações de sudeste/leste no Litoral no sábado. No domingo vento de nordeste/noroeste fraco a moderado com rajadas.

——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 10 a 20 de abril de 2017

 Maior parte do período tempo firme, com sol e temperatura baixa, devido a uma massa de ar mais frio no Sul do Brasil. Chuva melhor distribuída em todas as regiões nos dias 10 e 11 e nos dias 17 e 18/04 devido à passagem de duas frentes frias por SC.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 ——————————————————————————————————————-

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 05/04/2017 – 15h00min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada no Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul com rajadas de vento de 50 a 70 km/h. (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO 05/04/2017 – 12h55min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com rajadas de vento de 70 km/h no Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 05/04/2017 – 10h15min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas e rajadas de vento de 60 km/h no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul  de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 05/04/2017 – 08h23min – Nas proximas 2 horas, risco de vento persistente de 60 km/h no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 05/04/2017 – 07h30min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

05/04/2017 – 05h08min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul nas próximas 2 horas.

05/04/2017 – 03h18min – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste de SC nas próximas 3 horas.