ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 05.09.2016

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 05/09/2016 – EPAGRI/CIRAM

Nesta segunda-feira (05/09) a chuva retorna ao Estado, começando pelo Oeste no fim da manhã e se estendendo as demais regiões entre a tarde, noite e próxima madrugada (06/09), devido à formação de uma frente fria no Sul do Brasil. A chuva mais intensa está prevista para o período noturno, do Planalto ao Litoral, com valores de 30 a 50 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores especialmente no Litoral Norte e Planalto Norte.

No decorrer da terça-feira (06/09) o sol volta a aparecer em boa parte de SC e a temperatura declina com a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar.

As regiões entre o Planalto e o Litoral permanecem em atenção para o risco de deslizamentos de terra, devido aos acumulados de chuva ocorridos no final de semana e aos indicativos para esta segunda (05) e terça-feira (06/09).

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Segunda-feira (05/09) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA – DESLIZAMENTOS DE TERRA

Tempo: o sol aparece em boa parte de SC, mas as nuvens aumentam e a chuva retorna ao Estado, começando pelo Oeste no fim da manhã e se estendendo as demais regiões entre a tarde e noite, podendo ser mais intensa do Planalto ao Litoral no período noturno (Atenção Meteorológica).

Temperatura: em elevação na maioria das regiões, mais alta no Litoral.

Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: formação de uma frente fria no litoral Sul do Brasil.

Terça-feira (06/09) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA – DESLIZAMENTOS DE TERRA

Tempo: na madrugada ainda ocorre chuva em boa parte do Estado, mais intensa especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer da manhã as nuvens diminuem e o sol volta a aparecer na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens do Oeste ao Sul.

Temperatura: em declínio, a temperatura mínima ocorre à noite.

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no decorrer do dia.

Sistema: frente fria influenciando SC, na madrugada. No decorrer do dia, a frente se afasta e uma massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil.

—————————————————————————————————————————————–

Quarta a sexta-feira (07 a 09/09)

Tempo: seco com presença de sol e poucas nuvens no Estado.

Temperatura: baixa no início do dia, principalmente nas áreas altas do Oeste ao Planalto, onde há condição degeada.

Vento: sudeste a sudeste, virando para nordeste na sexta, fraco com rajadas mais intensas no início da quarta-feira.

TENDÊNCIA de 10 a 20 de setembro de 2016

O período inicia com tempo estável e temperatura em elevação em SC. A partir do dia 13/09 volta a ocorrer chuva frequente novamente no Estado. A temperatura deve seguir amena na maior parte do período.

—————————————————————————————————————————————–

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta