PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 06.03.2017

nowcasting

ALERTA SMS 06/03 16:58 – Alerta de ENXURRADA para HERVAL DO OESTE. Evite contato com a água, não dirigir em áreas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

OBSERVAÇÃO 06/03/2017 – 16h35min – Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Segunda-feira (06/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: do Meio-Oeste ao Litoral, chuva fraca pela manhã, e aberturas de sol com pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite. Maiores aberturas de sol no sul do Estado e maiores chances de chuva no norte. No Oeste, sol com algumas nuvens.

Temperatura: mais elevada no Oeste (max 30 a 32°C).

Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Sul, e de sudeste no Litoral e Norte, fraco a moderado.

Sistema: Frente fria na altura de SP influenciando o norte de SC. Alta pressão no RS influenciando as áreas de divisa com SC.

——————————————————————————————————————-

 

Terça-feira (07/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com algumas nuvens em todas as regiões. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva bem isolada.

Temperatura: mais elevada no Oeste.

Vento: sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: Alta pressão dominando o Sul do país.

 

——————————————————————————————————————-

 

Quarta-feira (08/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: do Oeste ao Sul, predomínio de sol com algumas nuvens. No Vale do Itajaí, Grande Fpolis, Planalto Norte e Litoral Norte, sol com chuva bem isolada no início e final do dia, devido à umidade vinda do mar.

Temperatura: mais amena na madrugada, em torno de 10°C na serra.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

 

Quinta-feira (09/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: no Vale do Itajaí, Grande Fpolis, Planalto Norte e Litoral Norte, permanece a condição de chuva bem isolada na madrugada e início da manhã, devido à umidade vinda do mar. Durante o dia, sol em todas as regiões.

Temperatura: em elevação, devido à aproximação de uma frente fria no RS.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas.

——————————————————————————————————————-

 

Sexta-feira (10/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: do Oeste ao Sul, encoberto com chuva no decorrer do dia, devido à passagem de uma frente fria em SC vinda do RS. Na Grande Fpolis e norte, sol com chuva a partir da tarde. Risco de temporal isolado em todas as regiões.

Temperatura: bem elevada.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

——————————————————————————————————————-

  

TENDÊNCIA de 11 a 20 de março de 2017 

As chuvas em SC ficam concentradas no início do período, entre os dias 11 e 15/03.  A partir do dia 16/03, permanece uma condição de chuva no norte do Estado, predominando um tempo mais seco nas demais regiões, principalmente no Oeste.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

  ——————————————————————————————————————-

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

——————————————————————————————————————-

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil