PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 06.11.2017 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

OBSERVAÇÃO MARÍTIMA – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE RESSACA NO LITORAL DE SANTA CATARINA !

Início: 08/11/2017

Fim: 09/11/2017

Acompanhar atualizações de boletins !

Argeu Vanz – Oceanólogo
Gilsânia Cruz – Meteorologista

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Segunda-feira (06/11)

Tempo: Predomínio de sol do oeste ao sul de SC. Maior presença de nuvens na Grande Florianópolis e Norte do Estado. Condição de chuva fraca e isolada nessas regiões, especialmente no período noturno e para o Litoral Norte.

Temperatura: em elevação no Oeste e mais amena no Litoral.

Vento: Sudeste a Leste, fraco, passando a nordeste no Oeste.

Sistema: Alta pressão com centro no oceano, próximo da costa sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima (ventos trazendo umidade do mar).

Terça-feira (07/11)

Temperatura: elevada no Oeste e mais amena no Litoral.

Vento: Leste no Litoral, com rajadas mais intensas, e de nordeste no Oeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (08/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: mais nuvens e condição de chuva fraca na Grande Florianópolis e Norte do Estado, especialmente no período noturno e amanhecer, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol com algumas nuvens.

Temperatura: em elevação no Litoral.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Mar: Condição de ressaca no Litoral de SC devido ao vento predominante de Nordeste, associado a um Centro de Alta Pressão no Oceano, próximo ao Litoral de Santa Catarina. A ressaca será provocada por ondas com altura entre 1,5 e 2,0 m próximo da costa, vindas de Leste/Nordeste.

Quinta-feira (09/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: sol com aumento de nuvens no Estado, e pancadas de chuva isolada à tarde, do Oeste ao Sul, devido à aproximação de uma frente fria no RS.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (10/11) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: chuva em todas as regiões, devido à passagem de uma frente fria em SC.

Temperatura: em declínio no fim do dia.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 11 a 20 de novembro de 2017

De modo geral, o período será de tempo mais seco em SC, como é esperado em meses de novembro. Nova frente fria com rápido deslocamento por SC em torno do dia 17/11, ocasionando chuva. Temperatura mais amena nas madrugadas, no leste do Estado, entre os dias 11 e 13/11

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil