Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 07/01/2016

 

OBSERVAÇÃO 07/01/2016 – 21h10m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí (Epagri/Ciram) 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Sol entre muitas nuvens, calor e chuva a partir da tarde ! 

Quinta-feira (07/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Variação de nuvens na maior parte do dia em SC, com mais nebulosidade do Planalto ao Litoral e chuvisco por alguns momentos na Grande Florianópolis e Litoral Norte. No decorrer da tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva com trovoadas em todas as regiões.

Temperatura: em elevada, mais alta podendo superar os 30°C em algumas localidades do Oeste e Litoral.

Vento: Nordeste passando a sudeste à tarde, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Sistema de alta pressão com centro no Uruguai, influenciando as áreas de SC próximas ao RS. À tarde áreas de instabilidade se intensificam sobre o PR estendendo-se a SC. 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

 

Sexta-feira (08/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Pela manhã mais nebulosidade em SC, com chuva por alguns momentos no Meio Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. Na maior parte do dia presença de sol entre nuvens, com pancadas isoladas de chuva e trovoadas na maior parte do Estado.

Temperatura: Alta no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral de SC, elevada nas demais regiões.

Vento: Nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.

Sistema: Sistema de alta pressão com centro no litoral do Uruguai, influenciando boa parte de SC. À tarde áreas de instabilidade se intensificam sobre o Litoral do PR e norte de SC.

 

Sábado (09/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol em SC, com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde devido à passagem de uma frente fria pelo litoral de SC.

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: Sudeste a nordeste, moderado com rajadas a partir da tarde.

 

Domingo (10/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Aberturas de sol em SC, com chuva fraca pela manhã no Litoral e Vale do Itajaí. Entre o final da tarde e a noite, ocorrem pancadas de chuva com raios, devido a áreas de instabilidade e de baixa pressão que se intensificaram no litoral do PR e de SC, com a passagem de uma frente fria.

Temperatura: Elevada em todas as regiões.

Vento: Nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (11/01) – ATENÇÃO

Tempo: No Oeste e Meio oeste, mais nebulosidade com chuva no início e fim do dia. Nas demais regiões de SC, presença de sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas. Por momentos a chuva pode ser forte na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: Elevada com sensação de ar abafado, especialmente no litoral e Vale do Itajaí.

Vento: Nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 12 a 21 de janeiro de 2016

Na maior parte do período ocorrem maiores períodos de abertura, com presença de sol. A chuva mais frequente se concentra em áreas do Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte próximo ao PR. Entre os dias 19, 20 e 21 a passagem de uma frente fria provoca chuva melhor distribuída pelo estado. Temperatura passa esse período, de acordo com a estação do ano.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

OBSERVAÇÃO 07/01/2016 – 17h00m: Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 07/01/2016 – 15h00m: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva no Planalto Norte nas proximidades de Canoinhas e Santa Cecília. (Epagri/Ciram)