Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 07/03/2016

ATENÇÃO 07/03/2016 – 23h00m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

 aviso

AVISO METEOROLÓGICO – 07/03/2016 (EPAGRI/CIRAM)

Entre quarta e quinta-feira chuva intensa em Santa Catarina ! 

Na quarta-feira (09/03), mudança no tempo com chuva moderada a forte e temporais a partir da manhã no Oeste, atingindo as demais regiões a partir da tarde. À noite, chuva persistente no Estado. Acumulado médio de chuva previsto de 40 a 50 mm, com pontuais em torno de 80 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Quinta-feira (10/03), chuva mais intensa com temporais na madrugada e manhã, sobretudo no Litoral e Vale do Itajaí, com acumulado médio de chuva de 50 a 80 mm e pontuais acima de 100 mm no Litoral.

 

AVISO DE MAR: Além da chuva, ventos mais intensos estão previstos para o Litoral, com rajadas em torno de 60 a 80km/h, na quinta-feira.  A altura de onda sobe com picos de 2,0 a 3,0 m e risco para navegação e atividades de pesca.

A chuva intensa e a condição adversa de vento e mar no Litoral estará associada a formação de um novo ciclone no litoral Sul do Brasil.

Ressalta-se a importância do acompanhamento dos próximos avisos meteorológicos, pois pode haver mudanças no deslocamento do ciclone.

Recomendações da Defesa Civil SC:  

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!  

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

 

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Inicio de semana com sol, calor e pancadas de verão

De quarta para quinta-feira mudança no tempo com chuva intensa !

Segunda-feira (07/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol entre poucas nuvens em SC. No período da tarde e noite, pancadas passageiras de chuva em algumas cidades do Litoral e Vale do Itajaí, associadas ao calor.

Temperatura: elevada.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco.

Sistema: Sistema de alta pressão influenciando em SC. Convecção isolada á tarde. 

07.03.2016 Colorida

 

Terça-feira (08/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol com aumento de nuvens em SC, no decorrer do dia. No Litoral Norte, condições de chuva fraca na madrugada. Entre a tarde e noite, condições de pancadas localizadas e passageiras de chuva, típicas de verão.

Temperatura: elevada.

Vento: sudeste a nordeste, fraco.

Sistema: Sistema de alta pressão influenciando em SC. Convecção isolada á tarde.

 

Quarta-feira (09/03) – AVISO (acompanhar boletins!)

Tempo: Céu encoberto com chuva moderada a forte a partir da manhã no Oeste, atingindo as demais regiões a partir da tarde. À noite, chuva mais persistente no Estado. Risco de temporal isolado e acumulados significativos de chuva (veja Aviso Meteorológico).

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado na maioria das regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Quinta-feira (10/03) – AVISO (acompanhar boletins!)

Tempo: Céu encoberto com chuva no Estado, mais intensa na madrugada e manhã, sobretudo no Litoral. Risco de temporal isolado e chuva forte. No decorrer do dia, a chuva diminui a partir do Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: pequena elevação, devido à cobertura de nebulosidade.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas de 60 a 80 km/h no Litoral.

 

Sexta-feira (11/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Predomínio de nuvens com aberturas de sol em algumas regiões no decorrer do dia. Pancadas ocasionais de chuva no Litoral e áreas próximas.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

TENDÊNCIA de 12 a 22 de março de 2016 

No fim de semana (12 e 13/03) e nos dias seguintes, sol entre nuvens e pancadas localizadas de chuva em SC. Nos dias 17 e 18, o tempo deve ficar mais instável com chuva em todas as regiões, devido ao avanço uma frente fria pelo Sul do Brasil. As temperaturas ficam amenas no período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 07/03/2016 – 15h05m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Norte e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)