PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 07.03.2017

 

nowcasting

 OBSERVAÇÃO 07/03/2017 – 22h18min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Vale do Itajaí , Litoral Sul e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Terça-feira (07/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva bem isolada, típicas de verão.

Temperatura: elevada durante o dia.

Vento: predomínio de sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: alta pressão no Sul do país.

——————————————————————————————————————-

 

Quarta-feira (08/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: do Oeste ao Sul, sol com pancadas de chuva bem isolada no período da tarde e noite. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte, predomínio de nuvens com condições de chuva, especialmente na madrugada, manhã e no final do dia.

Temperatura: mais amena na madrugada, em torno de 11°C na serra. Durante o dia, temperatura em elevação em todas as regiões, mais alta no Oeste.

Vento: sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no Sul do país favorece a entrada de umidade em SC.

 ——————————————————————————————————————-

 

Quinta-feira (09/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte, permanece a condição de chuva na madrugada e início da manhã, devido à umidade vinda do mar. Durante o dia, sol com algumas nuvens em todas as regiões e pancadas isoladas de chuva especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: mais amena na madrugada, em torno de 10°C na serra. Durante o dia, temperatura em elevação em todas as regiões, mais alta no Oeste.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

——————————————————————————————————————-

  

Sexta-feira (10/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: do Oeste ao Sul, encoberto com chuva no decorrer do dia, devido a chegada de uma frente fria à SC, vinda do RS. Nas demais regiões, sol com pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporal localizado em todas as regiões.

Temperatura: mais alta no Litoral e norte do Estado. No Oeste e Sul, em pequena elevação devido a cobertura de nuvens. 

Vento: nordeste a noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas. 

——————————————————————————————————————-

 

Sábado (11/03)

Tempo: Sol com algumas nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. No Litoral Norte, condições de chuva fraca na madrugada. Do Oeste ao Planalto há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

Temperatura: mais amena em relação a sexta-feira.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado. 

——————————————————————————————————————-

 

 TENDÊNCIA de 12 a 21 de março de 2017

 Nos dias 12 e 13, pancadas de chuva na maioria das regiões de SC, devido a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. A partir do dia 14 predomina uma condição de tempo mais seco em SC, retornando a condição de pancadas de chuva próximo ao dia 20.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

  ——————————————————————————————————————-

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

——————————————————————————————————————-

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 07/03/2017 – 20h53min – nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 07/03/2017 – 20h17min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO – 07/03/2017 – 18h25min – Nas próximas 2 horas, risco ainda de pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

ALERTA – 07/03/2017 18h:20 – Risco de alagamento em São José 

ALERTA SMS 07/03 15:56 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para SÃO JOÃO BATISTA. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193

ATENÇÃO 07/03/2017 – 14h35min – Pancadas de chuva isolada com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)