PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 08.03.2017

nowcasting

ATENÇÃO 08/03/2017 – 18h39min – Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste e Meio Oeste nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO 08/03/2017 – 17h50min – Risco de granizo nas proximidades de Vargem Bonita e Água Doce na próxima hora (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 08/03/2017 – 16h32min – Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

         ——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Quarta-feira (08/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: no Litoral Norte, predomínio de nuvens com chuva, e aberturas de sol entre o final da manhã e início da tarde. Nas demais regiões, sol e pancadas de chuva bem isolada entre a tarde e noite, com maior predomínio de sol do Oeste ao Sul.

Temperatura: em torno de 26°C a 28°C na maior parte das regiões, e bem mais alta no Oeste (32°C a 34°C).

Vento: leste (norte de SC) a nordeste (demais regiões), fraco a moderado.

Sistema: alta pressão com centro no litoral Sul do país favorece transporte umidade do mar para o norte de SC.

  ——————————————————————————————————————-

 

 Quinta-feira (09/03) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: no Litoral Norte, permanece a condição de chuva fraca, principalmente entre a madrugada e início da manhã. Nas demais regiões, sol e pancadas de chuva bem isolada entre a tarde e noite, com maior predomínio de sol do Oeste ao Sul.

Temperatura: mais amena na madrugada, em torno de 10°C na serra. Durante o dia, em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão com centro no mar favorece transporte de umidade para o norte de SC. Nova frente fria no RS.

 ——————————————————————————————————————-

 

 Sexta-feira (10/03) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: do Oeste ao Sul, encoberto com chuva e trovoada no decorrer do dia, devido à chegada de uma frente fria em SC, vinda do RS. Nas demais regiões, sol com pancadas de chuva e trovoada a partir da tarde. Risco de temporal localizado em todas as regiões.

Temperatura: mais alta no norte do Estado. Do Oeste ao Sul, em declínio devido à cobertura de nuvens e chuva. 

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul, moderado com rajadas. 

  ——————————————————————————————————————-

 

 Sábado (11/03)

Tempo: no Litoral Norte, condições de chuva fraca na madrugada. Durante o dia, sol em todas as regiões, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, especialmente do Oeste ao Planalto.

Temperatura: mais amena no Litoral e em elevação no Oeste.

Vento: sudeste a leste (Litoral) e de nordeste a norte (interior), fraco a moderado.

  ——————————————————————————————————————-

  

Domingo (12/03)

Tempo: o dia começa com sol em todas as regiões. A partir da tarde, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com trovoada no Estado, devido à passagem de outra frente fria vinda do RS.

Temperatura: mais alta no norte do Estado. Do Oeste ao Sul, em declínio no fim do dia.

Vento: norte virando para sul, moderado com rajadas.

  ——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 13 a 22 de março de 2017 

Entre 13 e 15/03, tempo mais seco em SC. Entre os dias 16 e 17/03, a passagem de uma frente fria ocasiona chuva em todas as regiões do Estado. Nos dias seguintes, as chances de chuva são maiores para o norte catarinense. Durante todo o período, permanece sem indicativo de chuva extrema ou declínio acentuado de temperatura.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

  ——————————————————————————————————————-

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

——————————————————————————————————————-

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil