AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 08.04.2016

OBSERVAÇÃO 08/04/2016 – 14h00m: Nas 2 próximas horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) em áreas do Planalto Norte, no Alto e Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Chuva significativa nos próximos dias no Litoral !

A partir do domingo (10/04), a condição de tempo em Santa Catarina é favorável à ocorrência de chuva persistente, com maior contração no Litoral e áreas próximas. O período no qual é esperado o volume mais alto de chuva vai da segunda à quarta-feira (11 a 13/04), quando os ventos que sopram do mar devem influenciar a região, trazendo umidade e causando a ocorrência de chuva. Especialmente na segunda-feira, os indicativos são de chuva moderada a forte com maior concentração na Grande Florianópolis e no Litoral Sul do Estado.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

A partir de domingo risco de temporais e chuva em todas as regiões de SC !

Sexta-feira (08/04/2016) – OBSERVAÇÃO

Tempo: sol com mais nebulosidade no Litoral de SC. Entre a tarde e noite a instabilidade aumenta com pancadas isoladas de chuva em parte de SC, especialmente no Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: mais elevada no Oeste e Litoral Norte.

Vento: sudeste, com variações de nordeste no Oeste, Meio Oeste e Planalto, na maior parte do tempo vento de intensidade fraca a moderada.

Sistema: sistema de alta pressão no mar influenciando o litoral do PR e norte de SC e sistema de baixa pressão sobre o sudoeste do RS.

Sábado (09/04/2016) – OBSERVAÇÃO

Tempo: sol e calor na maior parte do dia em SC. Durante a tarde o calor intensifica a formação de pancadas isoladas de chuva, especialmente do Oeste ao Litoral Sul de SC.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste com variações de noroeste, fraco a moderado.

Sistema: sistema de alta pressão no mar influenciando o litoral do PR e norte de SC e avanço de frente fria pelo litoral do RS.

Domingo e Segunda-feira (10 e 11/04) – AVISO (acompanhar boletins)

Tempo: aumento da nebulosidade em todo o Estado no domingo, causando chuva com trovoada, do Oeste ao Litoral Sul, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde. Na segunda-feira, mantem-se a condição de chuva em todas as regiões, especialmente no Litoral céu mais encoberto. Áreas de baixa pressão no litoral do PR e de SC. ATENÇÃO: Nesses dois dias, a chuva deve ser mais intensa nas áreas do litoral, especialmente na Grande Florianópolis e sul do Estado, resultando em totais significativos.

Temperatura: diminui.

Vento: nordeste e sudeste no domingo e nordeste com variações de leste na segunda-feira, fraco a moderado com rajadas mais intensas.

Terça-feira (12/04) – ATENÇÃO (acompanhar boletins)

Tempo: encoberto com chuva por alguns momentos, apresentando melhorias no Oeste. Especialmente do Meio Oeste ao Litoral, a chuva será persistente mantendo os totais elevados no Litoral.

Temperatura: amena.

Vento: leste com variações de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral.

TENDÊNCIA de 13 a 22 de abril de 2016

Nos dias 13 e 14 a chuva segue em SC, especialmente no Litoral. Nos demais dias do período o sol estará presente com pouca chance de chuva. A temperatura mínima diminui um pouco nas madrugadas de 16, 17 e 18/04 devido ao ar seco com menor cobertura de nuvens e maior perda de calor à noite.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta