ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 08.06.2018 – PH

nowcasting

SEM AVISO

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 08/06/2018 – EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO 1: FRIO INTENSO EM SC E GEADA NAS ÁREAS ALTAS DO ESTADO.

Início: 08/06/2018 às 20:00h

Fim: 09/06/2018 às 10:00h

Regiões: todas.

Previsão: frio intenso. No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, temperatura negativa e próxima de 0ºC  com formação de geada ampla nas áreas altas, na madrugada e amanhecer de sábado. No Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana, mínima de 3ºC a 5ºC com geada isolada. No Litoral, mínima de 4°C a 10°C, com pequena chance de geada isolada.

Sistema: massa de ar frio e seco de origem polar influenciando SC.

ATENÇÃO 2: CHUVA FORTE E TEMPORAIS ISOLADOS.

Início: 10/06/2018 às 18:00h

Fim: 11/06/2018 às 12:00h

Regiões: todas.

Previsão: pancadas de chuva, forte em alguns momentos, com descarga elétrica. Risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento acima de 60km/h, especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Sistema: formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Amanhecer de sábado gelado com geada ampla em SC!
Mudança no tempo com chuva a partir de domingo

Sexta-feira (08/06)

Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões. Umidade relativa do ar baixa à tarde.

Temperatura: em pequena elevação durante o dia, frio à noite.

Vento: sudoeste, fraco.

Sistema: massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil.

Sábado (09/06) – ATENÇÃO PARA GEADA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol e poucas nuvens, com nevoeiro isolado ao amanhecer. Umidade relativa do ar baixa à tarde.

Temperatura: baixa com geada ampla na madrugada e amanhecer, nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: sudoeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio e seco de origem polar no Sul do Brasil.

Domingo (10/06) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aumento de nuvens a encoberto, com chuva no decorrer do dia em SC, devido a formação de uma frente fria no Sul do Brasil. Atenção: condição de chuva mais intensa e temporais isolados, no fim do dia.

Temperatura: o frio diminui, mas a temperatura sobe pouco durante o dia por causa da cobertura de nuvens.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (11/06) – ATENÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS – RAIOS – RISCO DE GRANIZO – TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS INTENSAS DE VENTO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva, devido à passagem de uma frente fria em SC. Atenção: risco de temporais isolados com granizo e ventos acima de 60km/h, especialmente para o Oeste, Meio-Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: estável, em pequena elevação durante o dia.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas mais intensas.

Terça-feira (12/06) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com chuva, melhorando no decorrer do dia na maioria das regiões. Apenas o Litoral Norte e Planalto Norte permanecem com condição de chuva até à noite.

Temperatura: em declínio em todas as regiões.

Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 13 a 22 de junho de 2018

O período inicia com temperatura baixa em SC, mas com aumento de nuvens em todas as regiões e chuva no norte do estado no dia 13/06, e em todas as regiões no dia 14/06 e parte do dia 15/06Condição de geada ampla no amanhecer do dia 13/06!!! Depois disso, tempo mais seco com temperatura em gradativa elevação com o afastamento da massa fria para o oceano.

Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil