Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 08/12/2015

atencao

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM) 

Terça-feira (08/12)

Tempo: Presença de sol na maior parte do dia, em todas as regiões de SC. Mais nuvens no Meio Oeste, com chuva no período noturno no Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do itajaí e Planalto Sul.

Temperatura: em elevação no decorrer do dia.

Vento: Nordeste, com variações de norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: Massa de ar com menos umidade no litoral do Sul do Brasil. Corrente de jato (ventos fortes) em altos níveis da atmosfera sobre o RS e sul de SC.

  

Quarta-feira (09/12) – ATENÇÃO

Tempo: Aberturas de sol principalmente pela manhã em SC. Mais nuvens durante a tarde, com pancadas de chuva do Oeste ao Litoral Sul e à noite no Vale do Itajaí, Planalto Norte Litoral Norte e Grande Florianópolis. A chuva vem acompanhada de descargas elétricas (raios), em todas as regiões, devido à aproximação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul.

Temperatura: Em elevação.

Vento: Nordeste com variações de noroeste, fraco a moderado, com rajadas a partir da tarde associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Uma frente fria avança pelo litoral do RS e de SC, intensificando áreas de instabilidade durante a tarde em SC.

 

Quinta-feira (10/12): – OBSERVAÇÃO

Tempo: Muitas nuvens com chuva a qualquer hora do dia, em todas as regiões, devido à atuação de uma frente fria em SC. As chuvas se concentram principalmente no norte e litoral de SC. No final do dia a nebulosidade diminui do Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: Elevada com sensação de abafado.

Vento: Sudoeste e sudeste, moderado com rajadas principalmente no Litoral mais forte na madrugada e manhã.

 

Sexta-feira (11/12)

Tempo: Variação de nuvens com pancadas de chuva à tarde e noite do Oeste ao Planalto e algumas localidades do Vale do Itajaí. No litoral a nebulosidade aumenta durante a tarde, mas a chance de chuva é pequena.

Temperatura: Com pouca variação na maior parte do dia e declínio mais acentuado entre a tarde e noite.

Vento: Sudeste, passando a nordeste no final do dia, fraco a moderado.

 

Sábado (12/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Aberturas de sol em SC, com chuva fraca no Litoral Norte pela manhã. Entre a tarde e noite a nebulosidade aumenta com pancadas de chuva em todas as regiões.

Temperatura: Em elevação.

Vento: Nordeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 13 a 22 de dezembro de 2015

Os períodos de chuva, associados à passagem de frentes frias (13 e 14; 16 e 17; 19 a 21), serão intercalados com períodos de presença de sol e menores chances de chuva. A precipitação mais intensa ocorre principalmente à tarde e noite, na forma de pancadas acompanhadas de descargas elétricas (raios).

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil