OBSERVAÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 09.11.2015

ATENÇÃO 09/11/2015 17h50m: Pancadas de chuva e descarga elétrica no Planalto Norte, na próxima hora. Fonte Epagri-Ciram 

 OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA –  09/11/2015 (Epagri/Ciram)

Início de semana com temperatura em elevação e pancadas de chuva em Santa Catarina.  Os valores mais significativos devem ocorrer no Oeste. 

Nesta segunda-feira (09/11) as pancadas estão previstas para tarde e noite do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, com valores de 10 a 20 mm em média. 

Na terça-feira (10/11), as pancadas de chuva ocorrem em todas as regiões no período da tarde e noite, com valores de 10 a 20 mm em média pontuais em torno 50 mm no Planalto Sul. 

Na quarta-feira (11/11), pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, mais intensas no Oeste onde os totais podem variar de 50 a 80 mm. 

Durante esses dias há risco de descargas elétricas (raios) e temporais isolados.

Acompanhe os próximos boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo. Fique atento as recomendações da Defesa Civil ! 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (Epagri-Ciram)

Segunda-feira (09/11):

Tempo: O sol aparece entre nuvens na maioria das regiões de SC. Do Oeste ao Planalto há chance de pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica à tarde e noite.  Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mais nuvens com condições de chuva fraca a qualquer momento do dia. 

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste do Estado.

Vento: fraco a moderado; de leste a nordeste da Grande Florianópolis ao norte do Estado e de nordeste nas demais regiões.

OBSERVAÇÃO: Do Oeste ao Planalto, há chance de pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) à tarde e noite.

Sistema: Alta pressão no mar mantém a circulação marítima (transporte de umidade) no Litoral Norte. Transporte de umidade do norte do Brasil para o Oeste de SC.

09.11.2015 Visivel

Imagem Satélite GOES-13 Visível 09.11.2015 – 09hs

Terça-feira (10/11):

Tempo: Manhã e início da tarde com presença de sol em boa parte do Estado. Entre a tarde e a noite, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios). Na Grande Florianópolis e Litoral Norte a chance de chuva é menor e especialmente à noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas.

OBSERVAÇÃO: Entre a tarde e a noite, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios).

Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão no RS). Transporte de umidade do norte do Brasil para o Oeste de SC.

Quarta-feira (11/11):

Tempo: Céu encoberto com chuva e descarga elétrica a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, chegando às demais regiões no período da tarde e noite.  Risco de temporal isolado. Especial ATENÇÃO para o Oeste, onde a chuva pode ser mais intensa e com acumulados mais significativos. Na Grande Florianópolis, a chance de chuva é menor.

Temperatura: elevada, diminuindo da tarde para noite.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

ATENÇÃO: para o Oeste, onde a chuva pode ser mais intensa e com acumulados mais significativos, onde os totais podem variar de 50 a 80 mm. 

Quinta-feira (12/11):

Tempo: O sol volta a aparecer na maioria das regiões. Porém, no período da tarde e noite retornam as pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Planalto. No Litoral, condições de chuva isolada principalmente à noite. 

Temperatura: a temperatura diminui.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sexta-feira (13/11): 

Tempo: Tempo instável com chuva no decorrer da manhã do Oeste ao Litoral Sul, chegando às demais regiões entre a tarde e noite. 

Temperatura: temperatura em pequena elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 14 a 24 de novembro de 2015

Este será um período menos chuvoso em Santa Catarina, com totais de precipitação menores em relação aos elevados totais ocorridos no mês de outubro. Entre os dias 14 e 16, o sol aparece em boa parte do Estado e a chuva concentra-se no norte de SC. Próximo ao dia 21, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados em todas as regiões. A temperatura se eleva no período.

Acompanhe os próximos boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo. Fique atento as recomendações da Defesa Civil ! 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta