AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 09/12/2015

 

AVISO 09/12/2015 – 21h57m: Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva, raios e vento persistente moderado a forte com rajadas acima de 60 km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

AVISO 09/12/2015 – 17h46min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva, raios , risco de granizo isolado e rajadas de vento acima de 60 km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 09/12/2015 – 14h50m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva acompanhadas de raios, risco de granizo isolado e rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 09/12/2015 – 12h35m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva acompanhadas de raios, risco de granizo isolado e rajadas fortes de vento no Extremo Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)

 aviso

AVISO METEOROLÓGICO – PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Quarta-feira (09/12) – AVISO

Tempo: Chuva já pela manhã no Extremo Oeste na região de fronteira com a Argentina. A partir da tarde a chuva se estende às demais regiões de SC, porém vem mais abrangente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e de forma mais isolada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte. Há risco de temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento fortes e granizo.

Temperatura: Alta com sensação de ar abafado.

Vento: Noroeste, com rajadas durante as pancadas de chuva.

Sistema: Sistema de baixa pressão. Transporte de calor e umidade aumentando a instabilidade atmosférica. 

Recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

Quinta-feira (10/12) – ATENÇÃO

Tempo: Muitas nuvens com chuva a qualquer hora do dia, em todas as regiões. As chuvas se concentram principalmente nas regiões com divisa com o Paraná. No final da tarde a nebulosidade diminui no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões a nebulosidade diminui à noite.

Temperatura: Elevada com sensação de abafado.

Vento: Sul a sudeste, moderado com rajadas moderadas a fortes principalmente no Oeste.

 

Sexta-feira (11/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Variação de nuvens com pancadas de chuva à tarde e à noite em todas as regiões do Estado devido ao calor e à alta umidade do ar.

Temperatura: Alta à tarde, acima de 30ºC na maioria das regiões.

Vento: Sudeste, passando a nordeste no final do dia, fraco a moderado.

 

Sábado e domingo (12 e 13/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Aberturas de sol em SC pela manhã e à tarde. Entre a tarde e noite a nebulosidade aumenta com pancadas de chuva em todas as regiões. Risco de raios e rajadas de vento fortes durante as pancadas de chuva.

Temperatura: Elevada.

Vento: Nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Acompanhar atualização de boletins !

 

TENDÊNCIA de 14 a 23 de dezembro de 2015

Os indicativos são de que o período deve ser marcado por chuva frequente em Santa Catarina. A precipitação ocorre principalmente à tarde e noite, na forma de pancadas acompanhadas de descarga elétrica, devido ao calor e à alta umidade do ar em conjunto com a atuação de sistemas meteorológicos. A temperatura fica alta em todo o período devido à predominância dos ventos do quadrante norte.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil