AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 10/03/2016

AVISO 10/03/2016 – 21h30m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva forte com descargas elétricas (raios) no Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

aviso

ATUALIZAÇÃO DO AVISO METEOROLÓGICO – 10/03/2016 18h00m (EPAGRI/CIRAM)

Noite com pancadas de chuva no Litoral e Vale do Itajaí !

Sexta-feira e sábado mar agitado no litoral de SC

Na noite desta quinta-feira permanece a condição de pancadas de chuva moderada a forte em alguns momentos, com descarga elétrica, no Vale do Itajaí e no Litoral, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com total médio previsto de 20 a 40 mm (das 18:00 às 23:59h).

AVISO DE MAR para sexta-feira (11) e sábado (12/03): Vento mais intenso com rajadas de 50 a 60 km/h. O mar fica mais agitado com picos de onda de 2 a 3 m, especialmente de Florianópolis ao Sul.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias. 

Mar agitado: Risco para navegação e atividades de pesca.

 

AVISO 10/03/2016 – 19h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva forte com descargas elétricas (raios) no Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

 

 ATENÇÃO 10/03/2016 – 18h00m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva forte com descargas elétricas (raios) na Grande Florianópolis.  (Epagri/Ciram) 

 

ATENÇÃO 10/03/2016 – 17h10m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada no Litoral e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)

 

ATENÇÃO 10/03/2016 – 15h55m: Pancadas de chuva moderada  com descarga elétrica no Planalto Norte e Litoral Norte, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

 Permanece com chuva no Norte de SC !

Mar agitado e ressaca na costa !

Nessa quinta-feira (10/03), permanece a condição de chuva mais intensa na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, com total médio previsto de 40 a 60 mm no período da tarde e noite (12 horas).

AVISO DE MAR: Ventos mais intensos no Litoral entre a tarde de quinta e sexta-feira, com rajadas de 60 a 80 km/h em áreas mais afastadas da costa, especialmente do Litoral Sul de SC, devido à intensificação de um ciclone no litoral Sul do Brasil. O mar fica mais agitado com picos de onda de 3 m a 4 m, entre a costa do RS e de SC. Há risco de ressaca, mar alto e alagamentos nas áreas mais baixa da costa, entre o Litoral Sul e Florianópolis.

 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias. 

Mar agitado: Risco para navegação e atividades de pesca.

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Chuva principalmente no Litoral Norte de SC

Quinta-feira (10/03) – AVISO

Tempo: Períodos de muita nebulosidade intercalados com aberturas de sol, e pancadas de chuva a qualquer momento do dia. No Oeste, maiores aberturas de sol. No Litoral e Norte, tempo mais fechado. Permanece a condição de chuva mais intensa no norte de SC (ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: diminui, devido à chuva e predomínio de nuvens.

Vento: virando para sudoeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas intensas no Litoral (ver Aviso de Mar).

Sistema: Ciclone intensificando-se no mar, entre litoral do RS e de SC.

10.03.2016 Realcada

 

Sexta-feira (11/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: O sol aparece em grande parte do Estado, com pancadas de chuva à tarde e noite. No Litoral, maior presença de nuvens, com pancadas de chuva também na madrugada e amanhecer.

Temperatura: mais baixa no interior do Estado.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas intensas no Litoral (ver Aviso de Mar).

Sistema: Ciclone afastando-se da costa do RS e de SC.

 

Sábado (12/03) – OBSERVAÇÃO

Tempo: O sol aparece com muitas nuvens na maior parte do Estado, com pancadas de chuva à tarde e noite. A nebulosidade aumenta devido à atuação do jato subtropical em SC. Maior presença de nuvens no norte de SC e tempo mais aberto no Oeste.

Temperatura: amena na madrugada.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

 

Domingo e segunda-feira (13 e 14/03)

Tempo: Predomínio de sol na maior parte do Estado. Diminui as chances de chuva devido à atuação de um sistema de alta pressão no Sul do Brasil. Maiores chances de chuva no Litoral Norte, por influência de sistema de baixa pressão no litoral do Sudeste do Brasil.

Temperatura: mais baixa no Litoral.

Vento: sudeste a nordeste, fraco.

 

TENDÊNCIA de 15 a 24 de março de 2016

Período de tempo menos chuvoso com maior predomínio de sol em SC, e temperaturas mais amenas na madrugada, especialmente no leste do Estado. As chuvas concentram-se no RS. Em SC, a próxima passagem frontal é indicada no final do período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil