PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 10.04.2017

nowcasting 

AVISO 10/04/2017 – 22h43min – Pancadas de chuva com descarga elétrica, risco de temporal no Planalto Norte de SC, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO 10/04/2017 – 18h51min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), risco de temporal e rajadas de vento de 60 a 80 km/h no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————————————————-

  Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

ATENÇÃO

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Segunda-feira (10/04) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA INTENSA-RAIOS-RAJADAS DE VENTO-GRANIZO) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: encoberto com chuva em todo o Estado. Risco de temporal localizado, especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, onde a chuva pode ser localmente forte, na forma de pancadas, à tarde e noite.

Temperatura: sensação de ar abafado especialmente no Oeste e Litoral.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no fim do dia.

Sistema: frente fria deslocando-se em SC.

 ——————————————————————————————————————-

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 

 ——————————————————————————————————————-

 

Terça-feira (11/04) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões, melhorando no decorrer do dia do Oeste ao Sul de SC, e melhorando à noite nas demais regiões.

Temperatura: em declínio.

Vento: sudoeste a sul, moderado com intensas rajadas.

Sistema: frente fria no litoral de SC. Alta pressão com centro na Argentina avança para o Sul do Brasil.

 ——————————————————————————————————————-

 

Quarta-feira (12/04)

Tempo: o tempo melhora em todo o Estado. Do Oeste ao Sul, sol com algumas nuvens. Nas demais regiões, a nebulosidade diminui no decorrer do dia. No Litoral Norte, ainda com chuva fraca no início do dia.

Temperatura: amena ao longo do dia.

Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

——————————————————————————————————————-

 

Quinta-feira (13/04)

Tempo: sol e algumas nuvens na maior parte de SC, com aumento da nebulosidade no Oeste e Norte.

Temperatura: em ligeira elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

 

Sexta-feira (14/04) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: sol com muitas nuvens em todas as regiões. Pancadas de chuva à tarde do Oeste ao Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 15 a 24 de abril de 2017

Permanece com chuva em grande parte do período, e mais significativa no Litoral de SC, devido à presença de uma baixa pressão no mar.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

 

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS METEOROLÓGICOS:

AVISO 10/04/2017 – 16h52min – Na próxima hora, risco de granizo e rajadas de vento de 60 a 80 km/h no Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

ALERTA – SMS – 10/04/2017 16:09 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para ITAPIRANGA.Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193. 

ALERTA – SMS – 10/04/2017 16:09 – Alerta de ENXURRADA para ITAPIRANGA. Evite contato com a água, não dirigir em áreas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193. 

 AVISO 10/04/2017 – 15h54min – Na próxima hora, risco de granizo no Extremo Oeste, nas áreas de divisa com a Argentina e Paraná (Epagri/Ciram)

 

OBSERVAÇÃO 10/04/2017 – 15h49min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. (Epagri/Ciram)