Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 11.05.2015

AVISO METEOROLÓGICO – 11/05/2015 15h00m Fonte: Epagri/Ciram – SDC

Um sistema de baixa pressão, próximo ao Litoral de SC, provoca pancadas de chuva moderada a forte em alguns momentos no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com alagamentos momentâneos, e risco de deslizamentos de terra em  Içara, Sombrio, Araranguá, Criciúma, Garopaba, Tubarão, Morro Grande, São João do Sul, Armazem, São Bonifácio e Santo Amaro da Imperatriz. Essa chuva atinge o Planalto Sul e a região de Florianópolis no decorrer da tarde e noite desta segunda-feira (11) e madrugada e manhã de terça (12). Além da chuva, o sistema provoca ventos fortes de sul/sudeste com rajadas 50 a 80 km/h nas próximas 12 h e mar muito agitado com risco de ressaca nos próximos dias.

Atenção para o acumulado de chuva no Litoral Sul nas próximas horas: 

Segunda (11) – Tarde (14 às 18h): 30 a 60 mm em média. 

Segunda (11) – Noite (18h às 24h): 20 a 40 mm em média. 

Terça (12) – Madrugada (0 às 6h): 10 a 20 mm em média. 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Ventos Fortes: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. 

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Segunda-feira (11/05): A nebulosidade diminui dando lugar a aberturas de sol na maioria das regiões. No Litoral Sul, se estendendo até o Planalto Sul, e na região da Grande Florianópolis, a nebulosidade varia ao longo do dia com chance de chuva fraca. Temperatura em pequena elevação.

ATENÇÃO: para fim da tarde e noite, rajadas de vento sudeste de 50 a 70km/h no Planalto Sul e Litoral. Mar agitado na costa catarinense, ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m, risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão no oceano, com centro próximo ao litoral de SC, influenciando o Estado. Sistema de alta pressão com centro no Litoral da Argentina.

11.05.2015 Salvar 10h

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (12/05): No Litoral, o dia começa com nuvens baixas e nevoeiros, podendo ocorrer chuva fraca especialmente no Litoral Sul. No decorrer do dia, o sol aparece em todas as regiões. Temperatura baixa, sobretudo na serra. Durante o dia, temperatura em pequena elevação.

ATENÇÃO: Rajadas de vento sudeste de 50 a 70km/h no Planalto Sul e Litoral. Mar agitado na costa catarinense, ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m, possibilidade de ressaca e risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão se afastando mais para o oceano. Alta pressão influenciando SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre quarta (13) e sexta-feira (15/05), sol com algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte há chance de chuva fraca, especialmente no início do dia e período noturno, devido a circulação marítima. Temperatura mais baixa até a quarta-feira, com chance de geada fraca na serra ao amanhecer. A partir de quinta-feira (14/05) temperatura em elevação. Sem aviso para o período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Emitidos:

AVISO 15h:20m: Nas próximas 3 horas, risco de pancadas de chuva (localmente forte) com descargas elétricas (raios) e vento forte entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri-Ciram.

AVISO – 15h00m: Nas próximas 6 horas, rajadas de vento do quadrante Sul de 50 a 80 Km/h no Litoral e Planalto Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO – 14h00m: Nas próximas 3 horas, chuva moderada a forte em pontos isolados no Litoral Sul de SC, com risco de alagamentos. Vento do quadrante Sul com rajadas de 50 a 70 km/h. Fonte: Epagri/Ciram