Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 12.09.2016

OBSERVAÇÃO 12/09/2016 – 20h00min: Na próxima hora, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) nas proximidades de Pomerode. Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 12/09/2016 – 18h50min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) nas proximidades de São Joaquim (Planalto Sul). Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 12/09/2016 – 13h30min: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 60 a 70 km/h no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 12/09/2016 – EPAGRI/CIRAM

Vento forte e mar agitado com risco de ressaca no litoral de SC !

Na terça-feira (13/09) o vento intensifica no litoral de SC, com rajadas de 50 a 80 km/h. Esse vento provoca agitação no mar com picos de onda de 2,0 m a 2,5 m. Na quarta e quinta-feira, as ondas aumentam com picos de 3,0 m próximo à costa, mais altos em áreas afastadas, com risco de ressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres.

A influência da Lua Cheia, associada à condição acima, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

A condição adversa de mar estará associada à formação de um intenso ciclone extratropical próximo ao litoral da Argentina e Uruguai.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos Fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

OBSERVAÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

VENTOS FORTES, MAR AGITADO E RISCO DE RESSACA

Segunda-feira (12/09)

Tempo: mais nuvens com chuvisco pela manhã e à noite no Planalto Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas demais regiões, sol e algumas nuvens. No Litoral Sul há chance de chuva fraca à noite.

Temperatura: em rápida elevação, próxima de 30°C no Oeste e Litoral Sul.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: circulação marítima favorece mais nuvens em parte de SC.

Terça-feira (13/09) – OBSERVAÇÃO PARA VENTOS FORTES – MAR AGITADO

Tempo: instável com mais nuvens e chuva do Oeste ao Litoral Sul do Estado e a partir da tarde nas demais regiões. A previsão é de chuva mal distribuída e com baixo acumulado em SC.

Temperatura: diminui no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, e segue elevada nas demais regiões, acima de 30°C em algumas cidades.

Vento: norte/noroeste, virando para sudoeste, moderado com rajadas fortes de 50 a 80 km/h.

Mar: muito agitado na costa,  com ondas de NE de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m.

Sistema: deslocamento rápido de uma frente fria, associada a um intenso ciclone extratropical no litoral da Argentina e Uruguai.

Quarta-feira (14/09) – MAR AGITADO – RESSACA

Tempo: mais nuvens no início da manhã em SC, com presença de sol no decorrer do dia na maioria das regiões.

Temperatura: amena em relação ao dia anterior, mais baixa à noite, devido ao avanço de uma massa de ar frio.

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas, sobretudo na madrugada e manhã.

Mar: muito agitado na costa,  com ondasde NE a S de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m. RISCO DE RESSACA, ESPECIALMENTE ENTRE FLORIANÓPOLIS E PASSO DE TORRES.

—————————————————————————————-

Quinta e sexta-feira (15 e 16/09)

Tempo: firme com nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas entre 0°C e 5°C no Planalto e áreas altas do Meio Oeste, com formação de geada fraca.

Vento: sudoeste/sudeste, virando para nordeste na sexta-feira, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 17 a 27 de setembro de 2016

Boa parte do período será marcado por tempo estável e seco em SC, com pouca nebulosidade. No dia 18/09, uma frente fria passa pelo litoral Sul do Brasil, com fraca intensidade, provocando variação de nuvens na maioria das regiões e chuva especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte, e na sequencia a diminuição de temperatura. A partir do dia 21/09 a temperatura volta a se elevar no Estado.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta