Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.01.2016

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Sol com pancadas de chuva de verão em SC

Quinta-feira (14/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol, calor e pancadas de chuva à tarde em SC, especialmente do oeste ao Planalto Sul e no Vale do Itajaí. No Litoral mais nebulosidade com chuva fraca à noite no Litoral Norte e por alguns momentos na Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Temperatura: Alta acima de 31ºC no Oeste e elevada (próxima 30/31ºC), com sensação de ar abafado no litoral.

Vento: Sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, com intensidade fraca a moderada.

Sistema: Alta pressão perdendo intensidade e deslocando-se para leste sobre a área oceânica, favorecendo a formação de nuvens devido à circulação marítima (ventos transportando umidade do mar para o litoral). Baixa pressão em formação entre o litoral do RJ e de SP.

 

14.01.2016 Realcada

 

Imagem Satélite GOES-13 Realçada – 14.01.2016 08h00m

 

Sexta-feira (15/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol e calor, com chuva fraca no início e fim do dia no Litoral, com pancadas isoladas de chuva à tarde especialmente no Vale do Itajaí.  

Temperatura: Em elevação.

Vento: Nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: Alta pressão no Litoral Sul de SC e baixa pressão no litoral de SP, pela manhã. Avanço de uma frente fria pelo mar durante a tarde.

 

Sábado (16/01)

Tempo: Sol em SC, especialmente no Oeste e parte do Maio Oeste. Mais nebulosidade e chuva fraca pela manhã do Planalto ao Litoral. Devido à passagem de uma frente fria pelo litoral catarinense.

Temperatura: Em elevação, com sensação de ar abafado, devido à umidade alta do ar.

Vento: Variável de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo e Segunda-feira (17 e 18/01) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Sol e calor com pancadas de chuva à tarde, principalmente no Meio Oeste, Planalto e Vale do Itajaí, devido à formação de núcleos de instabilidade associados ao calor pré-frontal no domingo e à passagem de uma frente fria pelo litoral de SC na segunda-feira.

Temperatura: Alta.

Vento: Nordeste no domingo, passando a sudeste na segunda-feira, fraco a moderado com rajadas à tarde associadas às pancadas de chuva.

 

TENDÊNCIA de 19 a 28 de janeiro de 2016

Predomínio de sol e calor e com chance de pancadas de chuva muito rápidas e isoladas à tarde, devido ao calor, devido a núcleos de instabilidade que se intensificam com o calor e a umidade que chega ao Sul e Sudeste do Brasil, vindo da Amazona. Entre 24 e 25/01 uma frente fria passa por SC, causando chuva em todas as regiões do Estado.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil