PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 14.02.2019 – EG

nowcasting

SEM BOLETIM
______________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Elevado volume de chuva

Início: 15/02/2019, às 08:00 h

Fim: 16/02/2019, às 23:59 h

Regiões: Todas, exceto Planalto Norte.

Previsão:
No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, na sexta-feira (15/02), com elevados acumulados. Total diário de 60 mm a 80 mm, em média, e pontuais acima de 100 mm.

Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, no sábado (16/02), com elevados acumulados. Total diário de 60 mm a 80 mm, em média, e pontuais acima de 100 mm.

Sistema: baixa pressão em superfície e vórtice ciclônico em médios e altos níveis. Atenção: A atuação conjunta desses sistemas é bem favorável para uma condição de chuva intensa nas regiões catarinenses.

Laura Rodrigues, Clóvis Corrêa e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

__________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

__________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Mudança no tempo em SC. Chuva volumosa a partir de sexta-feira

Quinta-feira (14/02): ACOMPANHAR MONITORAMENTO.

Tempo: sol entre muitas nuvens pela manhã do Planalto ao Litoral e sol entre no Oeste e Meio Oeste. A partir da tarde, pancadas isoladas de chuva do Oeste e Meio Oeste e à noite no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: em elevação com sensação de ar abafado.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: alta pressão no Sul do Brasil. No decorrer do dia, um cavado influencia o Oeste e Sul de SC.

Sexta-feira (15/02): TEMPO ENCOBERTO COM CHUVA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM.

Tempo: encoberto com chuva em SC na maior parte do dia, com volumes elevados. Ver aviso meteorológico.

Temperatura: amena, devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: sistema de baixa pressão com instabilidade até os altos níveis da atmosfera.

Sábado (16/02): PANCADAS DE CHUVA COM RAIOS E CHUVA PERSISTENTE EM ALGUMAS REGIÕES –  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: no Oeste e Meio Oeste, muitas nuvens e pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Do Planalto ao Litoral, chuva persistente. Ver aviso.

Temperatura: em elevação, mais amena na faixa leste do Estado.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo e segunda-feira (17 e 18/02): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS.

Tempo: no Oeste e Meio Oeste, pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, céu encoberto com chuva mais persistente.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 19 a 28 de fevereiro de 2019

Boa parte do período deve ser marcado por característica de verão, com presença de sol entre nuvens, temperatura elevada e pancadas de chuva passageiras e mal distribuídas no Estado. A chuva deve ocorrer com maior frequência no Litoral.

Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS E ALERTAS EXPIRADOS

ATENÇÃO SMS 14/02 – 23:27 – PANCADAS de CHUVA e RAIOS para as regiões OESTE e MEIO OESTE, nas próximas 3 hs. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO 14/02/2019 – 21:10 – pancadas de chuva, momentaneamente forte, acompanhadas de descarga elétrica no Oeste, nas próximas 2h (Epagri/Ciram).
ATENÇÃO SMS 14/02 19:18 -PANCADAS de CHUVA, RAJADAS de VENTO e RAIOS para a região OESTE, nas próximas 3 hs. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 14/02 18:46 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte com descargas elétricas no Extremo Oeste, próximo a São João do Oeste, na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 14/02 17:21 – Pancadas isoladas de chuva moderada a pontualmente forte na região do Meio-Oeste, próximo a Água Doce, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.