ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.04.2016

OBSERVAÇÃO 14/04/2016 – 18h46min: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 OBSERVACAO ATENCAO 1

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

O tempo melhora a partir de sexta-feira.

Próximos dias com tempo mais seco em SC.

Quinta-feira (14/04) – ATENÇÃO

Tempo: O tempo permanece fechado do Planalto ao Litoral na maior parte do dia, com chuva a qualquer momento. Pequenas chances de abertura de sol, especialmente no início da tarde. No Oeste e Meio-Oeste, o sol aparece com muitas nuvens e pancadas de chuva com trovoada à tarde.

Temperatura: estável, com pouca variação durante o dia, mais elevada no oeste.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Sistema: frente fria em deslocamento pelo oceano na altura do Litoral de SC.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Sexta-feira (15/04)

Tempo: Predomínio de sol na maior parte do Estado com aumento da nebulosidade a partir da tarde. Pequena chance de chuva fraca e isolada apenas no Litoral Norte.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão com centro no mar dominando todo o litoral Sul e Sudeste do Brasil.

Sábado e domingo (16 e 17/04) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Predomínio de sol na maior parte do dia em todo o Estado, com aumento da nebulosidade a partir da tarde. Condição de pancadas de chuva com trovoada no sul do Estado, pela influência de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (18/04)

Tempo: Sol e calor em todo o Estado, devido ao predomínio de uma massa de ar quente e seco (alta pressão), com as chuvas concentradas no Rio Grande do Sul.

Temperatura: bem elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 19 a 28 de abril de 2016

Duas frentes frias passam por SC, respectivamente nos dias 20 e 23/04. Especialmente a frente fria do dia 23/04 deve provocar chuva mais significativa, seguida de uma queda mais acentuada na temperatura, devido a uma massa de ar frio típica da estação.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil