Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.10.2016

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

A partir da tarde de sábado (15/10) há condições de chuva moderada a forte e temporal isolado com rajadas fortes de vento e granizo, especialmente no Oeste de SC. Nas demais regiões, pancadas de chuva com trovoadas, atingindo o Litoral à noite.  

Essa condição estará associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) em superfície e médios níveis da atmosfera e a presença da corrente de jato no Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI-CIRAM

Sexta-feira (14/10):

Tempo: muitas nuvens na maior parte do dia, em todas as regiões de SC. Durante a tarde ocorrem pancadas de chuva do Oeste ao Planalto e no Alto Vale do Itajaí.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudeste a nordeste do Planalto ao Litoral, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

Sábado (15/10) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: variação de nuvens, com aberturas de sol pela manhã na maioria das regiões de SC. No decorrer da tarde céu encoberto com chuva do Oeste ao Planalto, e risco de temporal nas áreas próximas ao RS, especialmente do Oeste (veja aviso meteorológico). No Litoral a chuva chega à noite.

Temperatura: temperatura elevada.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) e corrente de jato influenciando SC.

Domingo (16/10):

Tempo: instável em SC, com chuva na madrugada e manhã do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais áreas aberturas de sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: alta, especialmente no Litoral.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado.

Segunda-feira (17/10):

Tempo: presença de sol entre nuvens em todas as regiões de SC. No decorrer da tarde ocorrem pancadas de chuva devido ao calor.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (18/10):

Tempo: encoberto com chuva no decorrer do dia, começando pela manhã do Oeste ao Litoral Sul, devido ao avanço de uma nova frente fria. Nas demais regiões aberturas de sol com pancadas de chuva à tarde.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, passando a sudeste no decorrer do dia, com intensidade fraca a moderada com rajadas à tarde.

TENDÊNCIA de 19 a 29 de outubro de 2016 

Chuva frequente em SC, por influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) e uma frente fria semi-estacionária no litoral de SC entre os dias 24 a 27/10. Temperatura amena, com pouca variação entre as mínimas e máximas, devido à cobertura de nuvens e à chuva desse período

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil