ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.11.2015

 

ATENÇÃO 14/11/2015 – 17h47m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte (em áreas mais próximas ao PR), e Litoral Norte (nas proximidades de São Francisco do Sul) . (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 14/11/2015 – 16h20m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste (em áreas mais próximas ao PR), Planalto Norte e Vale do Itajaí . (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 14/11/2015 – 13h25m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, em áreas mais próximas ao PR. (EPAGRI/CIRAM)

 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 14/11/2015 (EPAGRI/CIRAM)

Pancadas de chuva do Oeste ao Norte de Santa Catarina

Nos próximos dias (14 a 16/11) há previsão de pancadas frequentes de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, podendo se estender ao Vale do Itajaí, concentradas no período da tarde e noite. Essa condição está associada à formação de nuvens carregadas no Paraguai, com deslocamento para Santa Catarina e Paraná.

Risco de chuva mais forte, com pontuais de 30 a 50 mm, e temporal isolado especialmente para o Oeste do Estado.
 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (Epagri-Ciram)

Fim de semana de sol entre nuvens 

A partir da tarde pancadas de chuva do Oeste ao Norte do Estado 

Sábado (14/11):

Tempo: As nuvens diminuem e o sol aparece no decorrer do dia na maioria das regiões. Entre a tarde e noite há condições de pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, podendo se estender ao Vale do Itajaí.

Temperatura: elevada, diminuindo entre a tarde e noite.

Vento: noroeste, passando a sudoeste, moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: Avanço de um sistema de alta pressão Sul do Brasil. Formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala no Paraguai, com deslocamento para o norte de SC e PR.
14.11.2015 Colorida

 

Domingo (15/11):

Tempo: Ainda ocorrem aberturas de sol na maioria das regiões, mas as nuvens aumentam no decorrer do dia em todo o Estado. Do Oeste ao Norte do Estado e no Vale do Itajaí, condições de pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) à tarde e noite.

Temperatura: amena ao amanhecer e em elevação durante o dia, mais alta no Oeste.

Vento: sul a sudeste, fraco.

Sistema: Sistema de alta pressão desloca para oceano, favorecendo a entrada de umidade no leste do Estado. Formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala no Paraguai, com deslocamento para o norte de SC e PR.

Segunda-feira (16/11):

Tempo: Chance de aberturas de sol pela manhã com aumento de nuvens no decorrer do dia. Do Oeste ao Norte do Estado e Vale do Itajaí retorna as pancadas de chuva e descargas elétricas (raios), no período da tarde e noite.

Temperatura: elevada, mais alta no Oeste.

Vento: nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste a leste, fraco a moderado.

Terça-feira (17/11):

Tempo: Aberturas de sol pela manhã com aumento de nuvens no decorrer do dia em todo o Estado. A partir da tarde pancadas de chuva e descarga elétrica do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí, e à noite no Litoral Sul. Risco de temporal isolado.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (18/11):

Tempo: Pancadas de chuva e descarga elétrica a partir da manhã no Oeste e a partir da tarde nas demais regiões. Risco de temporal isolado.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 19 a 29 de novembro de 2015:

Nos dias 19 e 20/11 há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados em SC, por influência de uma frente fria no Sul do Brasil. No dia 21/11, uma massa de ar mais seco deixa o tempo firme com sol em todas as regiões. Porém, a partir do dia 22/11, voltam a ocorrer pancadas frequentes de chuva no Estado, especialmente no período da tarde e noite, associadas à formação de sistemas convectivos de mesoescala no Paraguai. A temperatura se mantém elevada no período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta