PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 15.02.2017

nowcasting

ATENÇÃO 15/02/2017 – 19h49min – Pancadas de chuva com risco de temporal do Oeste ao Planalto e Litoral Sul, nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram)

ATENÇÃO 15/02/2017 – 19h24min – Rajadas de vento de 60 a 70 Km/h no Litoral Sul nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram)

 ——————————————————————————————————————-

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Quarta-feira (15/02) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: diminui a nebulosidade em SC e o sol volta a predominar em todo o Estado. No decorrer da tarde e início da noite, condição de pancadas de chuva com trovoada, bem localizadas, típicas de verão.

Temperatura: alta, chegando a 35ºC no Oeste e Litoral.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (baixa pressão) perde força e uma alta pressão com centro no oceano predomina no Sul do Brasil.

——————————————————————————————————————-

 

Quinta-feira (16/02) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) 

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No decorrer da tarde e início da noite, pancadas bem localizadas de chuva com trovoada, típicas de verão.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no Sul do Brasil.

 ——————————————————————————————————————-

 

Sexta-feira a Domingo (17 a 19/02) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: permanece a condição de tempo mais seco com predomínio de sol em SC. Entre a tarde e início da noite, pancadas bem localizadas de chuva com trovoada.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 20 a 28/02 de 2017

Principalmente no início do período, tempo mais seco com presença de sol e temperatura alta em SC. A partir do dia 24/02, aumentam as chances de pancadas de chuva com trovoada localizada, típicas de verão, entre a tarde e noite.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo. 

 ————————————————————————————————————–

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

——————————————————————————————————————-

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 15/02/2017 – 17h46min – Pancadas de chuva com risco de temporal do Oeste ao Planalto e Litoral Sul , nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram)

ALERTA SDC/SC – 15/02 15:50 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para HERVAL DO OESTE.Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193. 

OBSERVAÇÃO 14/02/2017 – 15h23min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul , nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram) 

OBSERVAÇÃO – 14/02/2017 – 14h09min – Pancadas de chuva com descarga elétrica do Oeste ao Planalto Sul próximo a divisa com o RS, nas próximas 2 horas. (Epargi/Ciram).

OBSERVAÇÃO 14/02/2017 – 13h38min – Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, nas próximas 2 horas.(Epargi/Ciram)