PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 15.08.2018 – PH

nowcasting

OBSERVAÇÃO 15/08/2018 16h48min: PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS FRACA A MODERADA no PLANALTO NORTE, nas proximidades de CANOINHAS, BELA VISTA DO TOLDO e MAJOR VIEIRA.

_______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Vento sul e temperatura baixa nos próximos dias

Quarta-feira (15/08)

Tempo: muitas nuvens a encoberto em SC.

Temperatura: baixa, sem muita variação entre a mínima e a máxima, devido à cobertura de nuvens.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: cavado em níveis superiores da atmosfera influenciando SC. Alta pressão (massa de ar frio) com centro na Argentina deslocando-se para o Uruguai, influenciando o sul do Brasil.

Quinta-feira (16/08):

Tempo: muitas nuvens a encoberto em SC, com diminuição da nebulosidade e presença de sol no decorrer do dia. Nevoeiros ao amanhecer.

Temperatura: em ligeira elevação no interior.

Vento: sudeste a nordeste no interior, fraco a moderado, e de sul a sudeste no litoral, com rajadas.

Sistema: alta pressão (massa de ar frio) com centro no mar influenciando o sul do Brasil.

Sexta-feira (17/08):

Tempo: predomínio de sol em SC, com tempo mais aberto do oeste ao sul. No norte do Estado, períodos de maior nebulosidade. No Litoral Norte, chuva fraca e isolada no início e final do dia. Nevoeiros ao amanhecer.

Temperatura: mínima em declínio, principalmente nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada no Planalto Sul.

Vento: nordeste no interior, e leste no litoral, fraco a moderado.

Sábado (18/08):

Tempo: sol com poucas nuvens e nevoeiros ao amanhecer.

Temperatura: baixa na madrugada, com geada no Planalto Sul. Em elevação durante o dia.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (19/08):

Tempo: sol com aumento da nebulosidade em todas as regiões. Do oeste ao sul, chuva no final do dia, devido à aproximação de outra frente fria.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas.

TENDÊNCIA de 20 a 29 de agosto de 2018

Entre os dias 20 e 22/08, uma frente semi-estacionária no RS deve provocar chuva principalmente do oeste ao sul de SC. Para os dias seguintes, permanece o tempo seco em todas as regiões, favorecendo a condição de estiagem verificada em algumas áreas do Estado. As temperaturas ficam mais elevadas no período, em relação ao observado na primeira quinzena de agosto.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil