PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 16.02.2017

nowcasting

OBSERVAÇÃO 17/02/2017 – 07h02min- Pancadas de chuva e descarga elétrica no Planalto Sul, nas próximas 2 horas.(Epagri/Ciram).

 —————————————————————————————————————–

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Quinta-feira (16/02) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)

Tempo: predomínio de sol na maior parte do dia, em SC. No decorrer da tarde e início da noite, mais nebulosidade e pancadas bem localizadas de chuva com trovoada, típicas de verão.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão (massa de ar seco e quente) no Sul do Brasil.

——————————————————————————————————————-

 

Sexta-feira (17/02) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) 

Tempo: firme em boa parte do período, com predomínio de sol em SC. Durante a tarde e no início da noite, pancadas bem localizadas de chuva com trovoada.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: alta pressão (massa de ar seco e quente) no Sul do Brasil.

 ——————————————————————————————————————-

 

Sábado e Domingo (18 e 19/02) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: segue a condição de ar seco com sol e algumas nuvens em SC. Entre a tarde e início da noite, pancadas bem localizadas de chuva com trovoada.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

——————————————————————————————————————-

 

Segunda-feira (20/02) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e calor em SC, com pancadas de chuva durante a tarde do Oeste ao Litoral Sul, próximo à divisa com o RS.

Temperatura: alta.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. 

——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 21/02 a 02/03 de 2017  

Maior parte do período com tempo firme, devido ao ar com menos umidade que predomina no Sul do Brasil, mesmo assim ocorrem pancadas de chuva rápidas e bem localizadas devido ao calor, típicas de verão. As pancadas de chuva serão ainda mais frequentes a partir do dia 24/02.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo. 

 ————————————————————————————————————–

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens. 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

——————————————————————————————————————-

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 16/02/2017 – 23h45min – Pancadas isoladas de chuva e descarga elétrica entre o Meio Oeste e o Planalto Sul de SC nas próximas 3 horas.

ATENÇÃO 16/02/2017 – 21h40min- Pancadas isoladas de chuva e descarga elétrica no Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte Litoral Sul e Grande Fpolis Serrana, nas próximas 2 horas. Persiste o risco de temporal localizado com granizo nestas regiões.

ATENÇÃO 16/02/2017 – 19h22min – Persiste a condição de pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana, nas próximas 2 horas. Risco de temporal localizado com granizo entre o Planalto Sul e a Grande Florianópolis. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 16/02/2017 – 18h27min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Meio Oeste (nas proximidades entre Monte Carlo e Brunópolis) e na Grande Florianópolis Serrana, na próxima hora. (EPAGRI/CIRAM)  

AVISO 16/02/2017 – 17h48min – Alto risco de temporais com granizo entre São Martinho e São Bonifácio, na próxima hora. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 16/02/2017 – 17h40min – Pancadas de chuva com forte atividade elétrica (raios) e risco de temporais localizados nas áreas do Planalto Sul que fazem divisa com o Litoral Sul, nas próximas 2 horas. (EPAGRI/CIRAM)

ATENÇÃO 16/02/2017 – 17h35min – Pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí, nas próximas 2 horas. Risco de temporais localizados com forte atividade elétrica no Litoral Sul. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO 16/02/2017 – 16h45min – Temporais com alto risco de granizo entre os municípios de Forquilhinha e Nova Veneza, na próxima hora.

SDC/SC – 16/02 16:20 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para PEDRAS GRANDES. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193

OBSERVAÇÃO 16/02/2017 – 16h20min – Pancadas de chuva, descarga elétrica e risco de temporal isolado no Alto Vale, nas próximas 2hs.

OBSERVAÇÃO 16/02/2017 – 15h35min – Pancadas de chuva, descarga elétrica e risco de temporal isolado no Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas 2hs.