PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 16.03.2017

nowcasting

ATENÇÃO 16/03/2017 – 17h24min – Pancadas de chuva moderada a forte, rajadas de vento acima de 60km/h e risco de granizo isolado no município de São Francisco do Sul, em deslocamento para Itapoá na próxima hora (Epagri/Ciram).

         ——————————————————————————————————————-

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
——————————————————————————————————————-

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

 

 Inicio: 08:00h de 16/03/2017 

Fim: 00:00h de 16/03/2017

Regiões: todas as regiões de Santa Catarina. Pela manhã, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. A partir da tarde Grande Fpolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

 

Previsão: Rajadas de vento forte (acima de 60 km/h), associadas á temporais. Pancadas de chuva (volume elevado num curto espaço de tempo) com raios (descargas elétricas atmosféricas) e possibilidade de queda de granizo/saraiva.

 

Sistema: passagem de uma frente fria em deslocamento pela Litoral de SC.

 

Marcelo Martins  –  Meteorologista EPAGRI/CIRAM

——————————————————————————————————————-

 

  Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

——————————————————————————————————————-

 ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 (Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram) 

 

Quinta-feira (16/03) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇAO MONITORAMENTO! 

Tempo: instável com muitas nuvens e chuva pela manhã nas regiões próximas ao RS, do Oeste ao Planalto Sul. As demais regiões, presença de sol e calor, aumento de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e noite. Risco de temporais localizados. 

Temperatura: elevada à tarde e mais alta na Grande Florianópolis e Norte. 

Vento: noroeste passando a sul a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas. 

Sistema: frente fria avançando por SC.

 ——————————————————————————————————————-

 

Sexta-feira (17/03)

Tempo: encoberto com chuva ocasional na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia, no Litoral Norte e Planalto Norte. Nas demais regiões presença de sol com chuva isolada na madrugada, a frente fria se desloca para o alto mar.

 Temperatura: em declínio a partir da tarde, com o avanço de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas.

Sistema: frente fria se desloca para alto mar e a massa de ar frio (alta pressão) chega ao sul do Brasil.

 ——————————————————————————————————————-

 

Sábado (18/03)

Tempo: formação de nevoeiro isolado ao amanhecer. No litoral com mais nuvens e chuva isolada no litoral. Nas demais regiões com pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: baixa nas áreas mais alta e amena nas outras regiões. No decorrer do dia a temperatura fica agradável.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

 ——————————————————————————————————————-

 

Domingo e segunda-feira (19 a 20/03)

Tempo: mais nuvens com chuva especialmente no início e fim do dia do Planalto ao Litoral. No Oeste ao Meio Oeste, nevoeiros ao amanhecer, e presença de sol com muitas nuvens no decorrer do dia.

 Temperatura: amena pela manhã e em elevação, especialmente no Oeste.

Vento: sudeste passando a nordeste, fraco a moderado.

 ——————————————————————————————————————-

 

TENDÊNCIA de 21 a 31 de março de 2017

Início do período sem chuva significativa no estado, com presença de sol, nevoeiros e algumas nuvens no período noturno, condições típicas de outono. Temperatura amena ao amanhecer e em elevação na maior parte do dia. Nos dias 26 e 27 uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva com temporais.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

——————————————————————————————————————-

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 16/03/2017 – 17h24min – Pancadas de chuva moderada a forte, rajadas de vento acima de 60km/h e risco de granizo isolado no município de São Francisco do Sul, em deslocamento para Itapoá na próxima hora (Epagri/Ciram).

ALERTA – SMS – 16/03 17:14 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para ARAQUARI.Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193

ATENÇÃO 16/03/2017 16h52min – Risco de granizo nas proximidades do município de Joinville na próxima hora (Epagri/Ciram).  

ATENÇÃO 16/03/2017 – 16h30min – Risco de Granizo isolado e rajadas de vento acima de 60km/h nas proximidades dos municípios de Schroeder e Jaraguá do Sul na próxima hora (Epagri/Ciram).

AVISO 16/03/2017 – 16h30min – Na próxima hora, risco de Granizo isolado e rajadas de vento acima de 60km/h nas proximidades dos municípios de Schroeder e Jaraguá do Sul. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 16/03/2017 – 16h29min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) no Litoral Norte de SC.

ATENÇÃO 16/03/2017 – 15h29min: Pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica no Planalto Norte nas áreas de divisa com o Paraná , nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 16/03/2017 – 15h29min – Pancadas de chuva moderada a forte com descarga elétrica no Planalto Norte nas áreas de divisa com o Paraná , nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 16/03/2017 – 12h21min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) do Oeste ao Planalto de SC. (Epagri/Ciram)

 OBSERVAÇÃO 16/03/2017 – 10h37min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

 OBSERVAÇÃO 16/03/2017 – 08h29min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 16/03/2017 – 06h31min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC.  (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 16/03/2017 – 04h38min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste de SC. (Epagri/Ciram).